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ESSENCE

por t2para4, em 30.11.11
Não se trata de uma nova fragância de perfume ou linha de cosmética.
Trata-se de uma sigla para Early Symptomatic Syndromes Eliciting Neuropsychiatric/Neurodevelopmental Clinical Examinations (ESSENCE) que tem a ver, de forma muito simplista e resumida, com o surgir precoce de sintomas relacionados com uma série de doenças/sindromas/etc, entre os quais se inclui o autismo. Os sintomas podem afetar várias áreas do desenvolvimento desde a atenção ao desenvolvimento global, à alimentação, ao comportamento, à interação e comunicação entre outras. Crianças que apresentem problemas a estes níveis - ESSENCE - necessitam de acompanhamento médico. E, pelo que me foi dito hoje por uma profissional da educação, crianças com neurodeficiências mas altos níveis de funcionamento são mais suscetíveis de serem vistas como ESSENCE e cujo desenvolvimneto futuro pode ser bem melhor do que o que pensamos.
Ora bem, agora vêm as minhas dúvidas: 
- de que nos vale um centro ESSENCE ou médicos a falar bonito sobre isto se, quando falamos de preocupações legítimas sobre o desenvolvimento dos nossos filhos (ver aqui, cuja lista entreguei aos pediatras que se riram e retorquiram que "cada criança tem o seu ritmo"), olham para nós como se viessemos de Marte? 
- onde estão esses maravilhosos centros ESSENCE? Numa clínica privada? Num médico de alto renome que não presta serviço nos hospitais públicos?
- se, pelo que entendo (corrijam-me se estou enganada), este ESSENCE funciona do género "teste de despiste" para se perceber se os sinais que aquela criança com menos de 4 anos apresenta são autismo, doença bipolar, esquizofrenia e afins, porque só algumas pessoas têm acesso a essa informação?
- e onde está a evidência de que crianças com alto funcionalismo são necessariamente ESSENCE e todas as outras nem passam por aí? 
E a minha perspetiva da coisa: 
ESSENCE ou não, a verdade é que nem todos os profissionais que nos acompanham seguem este novo método. A verdade é que com ou sem ESSENCE, as piolhas estão encaminhadas, diagnosticadas e referenciadas, têm acompanhamento a vários níveis (natação, terapias, ensino especial, tarefeira e pais presentes em tudo) e estão no ensino integrado.  Fico muito feliz se isto servir para evitar perdas de tempo e uma eficaz intervenção precoce. Ficaria mesmo feliz se ao ser utilizado este método, se chegasse efetivamente a mais pessoas e fosse feita uma correta avaliação do desenvolvimento. Ficaria ainda mais feliz se esta informação fosse partilhada com os pais. Deve haver muita boa gente (alguns médicos e enfermeiros) por aí que deve pensar que os pais não entendem o que se lhes diz...
Mais informações em :
http://sp.lhs.se/kurshemsidesdokument/6625920102/dokument/ESSENCE.pdf
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0CGIQFjAH&url=http%3A%2F%2Fnordland.autismeforeningen.no%2Fcomponent%2Fdocman%2Fdoc_download%2F3-asd-ppt-gilberg&ei=b37WTuTwEYqM8gPMi5GuAg&usg=AFQjCNGqGd9NB7UCGPNXNzrR6BPP7clNpg

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