Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




My Kid up - metodologia ABA

por t2para4, em 22.01.12

Partilhado por uma mãe que também tem um filho autista, deixo esta informação que poderá ser útil a quem vive no e perto do distrito de Coimbra.

Este centro de desenvolvimento também promove encontros e workshops que, além de me parecerem interessantes, poderão ser úteis e dar algumas respostas a questões que se nos vão colocando ao longo do percurso e acompanhamento dos nossos piolhos.

 

 

http://mykidup.com/ 

 

mykidup@gmail.com

 

Escola Básica do 1.º ciclo de Bruscos
Vila Seca - 3150-313 Bruscos

 

Apartado 000014
EC Condeixa
3150-999 Condeixa a Nova

 

 

Resumindo alguma da informação prestada por email a esta mamã, também dispinível no site oficial do centro:

 

(a My Kid up) já iniciou a sua atividade com famílias de crianças portadoras de autismo. A nossa sede é na escola de 1.º ciclo de Bruscos (concelho de Condeixa-a-Nova) e é aí que desenvolvemos o trabalho presencial, com marcação antecipada.

A nossa proposta é a de analisar o autismo na perspectiva comportamental, em termos de défices e de excessos. Atendendo a que, embora pertencendo ao espectro, cada criança tem características absolutamente únicas a nossa avaliação pretende identificar :

     - as competências em falta que importa ensinar à criança numa perspectiva funcional,

     - e os comportamentos que a impedem de aprender e/ou perturbam o seu relacionamento social e, por isso, devem ser reduzidos e/ou eliminados.

     - os recursos disponíveis na família.

 

A partir da avaliação e, tendo em conta as prioridades da família e a disponibilidade horária que apresenta, é definido um programa de intervenção. A avaliação poderá ser desenvolvida essencialmente no nosso espaço, com apoio da família.

 

A fase seguinte é a do treino parental - os pais e/ou outros adultos próximos da criança irão aprender os princípios e as técnicas básicas para assumir um papel ativo na intervenção. Este treino é desenvolvido numa primeira fase sem a criança e depois directamente com a criança.

 

A intervenção é então realizada em casa. Definem-se horários para troca de impressões via telefone, skype ou email que permitem tirar dúvidas que vão surgindo no decorrer dos trabalhos.

 

A monitorização é feita através da análise dos registos, de vídeos e/ou de encontros presenciais.

 

O programa será actualizado à medida que se justifique, com introdução de novos objectivos sempre que a criança evolui ou quando os resultados não satisfazem e se decide alterar a sequência de aprendizagem.

 

Embora possa parecer difícil, existem estudos que comprovam já a eficácia deste tipo de intervenção e a relativa facilidade com que os pais, devidamente motivados, dominam as competências essenciais. Este modelo tem como principais vantagens:

     -  permitir o acesso da ciência ABA a mais famílias (tendo em conta a falta de técnicos especializados e os custos vulgarmente associados);

     - utilizar o tempo partilhado entre os pais e a criança de maneira útil e eficaz (as férias deixam de ser uma imensidão de tempo perdido, por ex.º);

     - promover a generalização porque as famílias lidam com a criança numa multiplicidade de locais e situações impossíveis de reproduzir em clínica;

     - reduzir o stress parental - os pais assumem uma posição de comando que lhes permite ter outra perspectiva da vida familiar.

 A nossa proposta base para as famílias consiste em encontros quinzenais de aproximadamente 3 horas e contactos semanais via email, skipe, ou telefone (cerca de 1 hora por semana). Para além deste trabalho mais directo, desenvolveremos, naturalmente, outro ao nível da atualização constante do programa de intervenção, com análise dos resultados, sugestões de estratégias de ensino e novos objectivos a alcançar. 

 

 

Fica a informação. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:11

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


Comentar:

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens