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Projecto "Especial Autismo"

por t2para4, em 24.01.12


O Projecto "Especial Autismo" são 5 modulos de formação e acompanhamento a profissionais e pais com filhos diagnosticados com perturbações do espectro autista (PEA) e pretende alcançar os seguintes objectivos:

  • Promover competências no âmbito das PEA;
  • Prestações de cuidados de natureza psicossocial às famílias; 
  • Trabalhar no sentido de desenvolvimento de estratégias de intervenção a nível de comunicação, estimulação sensorial, de integração social de forma a preparar os profissionais e os pais na estimulação de crianças e jovens com PEA.

A APEE Autismo deseja desenvolver neste modelo de formação, a profissionais e pais cujos filhos tenham sido diagnosticados com PEA, um manual desde o momento do diagnóstico que sirva depois  para a orientação nos diversos sistemas, como a Saude, a Educação e a Segurança Social pode causar dúvidas aos profissionais e angustia as familia. 

Por este motivo desejamos criar um manual que organize e oriente profissionais e pais durante todo o processo de diagnóstico, referenciação, direitos, apoios sociais e modelos de intervenção.

 

Local:

Sede da APEE Autismo

Rua Senhora Dores, 111 - Porto

 

Horário:

Das 15h as 17h (02 horas)

 

Módulos:


04 Fevereiro

As Perturbações do Espectro Autista - Intervenção Precoce e o Papel da Família

Oradores: Dra. Daniela Santos e Fernando Azevedo

Objectivos:

•                     Dar a conhecer as Perturbações do Espectro Autista (PEA)

•                     Mostrar a importância de um diagnóstico precoce

•                     Intervenção Precoce

•                     Que modelos existem

•                     O papel da família

 

18 Fevereiro

Estratégias, Metodologias e Aplicação em Contexto

Oradores: Dra. Daniela Santos, Dra. Alexandra, Ana Dias, Ana Rita Mendes

Objectivos:

•                     Que metodologias existem disponíveis

•                     Estratégias aplicáveis em contexto familiar e escolar

•                     Serviço de Apoio á Família nas interrupções Lectivas

•                     Serviço de Apoio á Integração Social (SAIS)

 

 

03 Março

Comunicação: Que Alternativas

Oradores: Dra. Vania Peixoto

Objectivos:

•                     Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) – Objectos e tipos de sistemas de comunicação

•                     Tecnologias de apoio

•                     Uso de CAA em contextos naturais: Como pode a família funcionar com CAA

 

17 Março

Unidades de Ensino Estruturado – Como Funcionam?

Oradores: Dra. Teresa São Miguel

Objectivos:

•                     O que é uma Sala de Ensino Estruturado

•                     Como se articula com os técnicos, família e docentes

•                     Plano Educativo Individual

 

31 Março

Integração Sensorial

Oradores: Dra. Alexandra Fernandes

Objectivos:

•                     Definição de Integração Sensorial

•                     Definição de disfunção de Integração Sensorial

•                     Modulação Sensorial

•                     Contínuo de Reactividade Sensorial;

•                     Perfil Sensorial: Registo pobre; Procura sensorial; Hipersensitividade; Evitamento Sensorial; Praxis

•                     Intervenção nas PEA com base na Integração Sensorial

 

Equipa do Projecto

Fernando Miguel Azevedo – Presidente do Conselho Executivo da APEE Autismo

Dra. Daniela Santos – Psicóloga

Dra. Vania Peixoto – Terapeuta da Fala

Dra. Alexandra Fernandes – Terapeuta Ocupacional

Dra. Teresa São Miguel – Docente do Grupo de Educação Especial

Ana Dias – Monitora da APEE Autismo

Ana Rita Mendes – Monitora da APEE Autismo

 

 

Mais informações em: http://pt-pt.facebook.com/events/113458142107877/ 

 

 

 

 

Pode também visitar a página do Facebook da APEE Autismo - Ass. Pais e Encarregados e Educação de Alunos com PEA em  http://pt-pt.facebook.com/groups/292258589532/ 

 

Estou em negociações com o marido e comigo mesma para me decidir (ou não!) a ir ao Porto frequentar algun(s) destes módulos... Fica a informação.

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publicado às 11:29

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2 comentários

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De Rainbow Mum a 26.01.2012 às 10:49

Vou dizer uma coisa que espero que não leve a mal... Tenho sempre a noção que este tipo de formações estão muito direccionadas para crianças com autismo clássico ou problemas muito mais graves que as suas piolhas. E acho que não dão muitas respostas para pais de crianças que são de alto funcionamento. Vejamos, as suas piolhas não precisam de comunicação aumentativa, não vão certamente precisar de ensino estruturado... Não sei se esta formação a iria ajudar... Para mim é um pouco como ter um filhote míope e ir aprender a lidar com uma criança cega... Ambos não vêem bem, de facto, mas são desafios completamente diferentes.

Um beijinho para si e para as suas pequenitas
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De t2para4 a 26.01.2012 às 12:44

Olá!!


Não levo nada a mal!! Acho que, nesta formação, há coisas que, para mim, nesta fase, não fazem sentido. A minha dúvida seria se deveria ou não assistir ao módulo que fala do Projeto Educativo Individual, que, esse, à partida terão de certeza visto precisarem de terapia da fala, dentro do horário letivo bem como de apoio ou ensino especial. Pelo menos, durante esta fase, mantém-se.
O resto, no caso delas, é como a Rainbow diz, não faz muito sentido e não pretendo encher a minha cabeça com demasiada informação pois não fico a bater bem e ainda acabo por cometer algum disparate como foi com aquela história toda do cão....


um beijo enorme!

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