Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Escolhas das piolhas #5

por t2para4, em 05.03.12

Nos últimos dias de frio, as piolhas decidiram a roupa da mãe e as suas. O resultado agradou-me :)

 

 As piolhas, que insistiram em querer usar vestido:

 

 

Eu, com o aval das piolhas e foto tirada por elas:

 

 

 

 

 

 

Este tipo de comportamento pode não parecer nada aos olhos dos outros mas é extremamente valorizado pela psicóloga que trabalha com as piolhas no apoio no Jardim de Infância. Além disso, na minha perspetiva, marca que atingiram um patamar novo de desenvolvimento pois conseguem expressar verbalmente o que querem e como querem, que combinações fazer (ou seja, passar o que visualizam na sua cabeça para o que visualizam os nossos olhos) e projetar isso tudo noutra pessoa também (neste caso, eu). E saber usar a máquina para centrar e tirar uma fotografia, também é qualquer coisa de extrordinário. Por isso, as escolhas delas vão aparecendo :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:30

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 05.03.2012 às 12:37

Lindas as 3! Parabéns pelas escolhas das piolhas :) Acho que se nota cada vez mais que o diagnóstico inicial das suas piolhas vai deixar de fazer sentido muito em breve... Não sei se têm alguma reavaliação nos próximos tempos mas se for o caso aposto que vai ter boas surpresas :) Beijos
Imagem de perfil

De t2para4 a 05.03.2012 às 22:09

Obrigada! Eu até acho que elas têm bom gosto e são muito comedidas na conjugação de cores e afins :)
Eu acho que esse diagnóstico, mesmo diluído, nunca as vai largar na totalidade porque vai haver sempre qualquer coisa que não vai estar no  mesmo patamar de desenvolvimento. Elas poderão saber lidar com isso, mais tarde, e encontrar estratégias para dar a volta a esses impasses, mas, apesar da evolução, há ali claramente algo que não é o que se vê nas outras crianças. A começar na linguagem, por exemplo; esse é o aspeto mais flagrante. Exprimem-se bem mas há aí um problema... Mas, por outro lado, já sabem ler palavras e acredito que em breve estarão a juntar essas palavras em frases.
Há reavaliação e temos consulta de autismo muito em breve, em meados do mês. Também espero por boas notícias :)


um beijo grande para vocês.
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 06.03.2012 às 11:52

Mas já pensou que o facto de algo ser diferente nelas pode ter a ver com serem sim sobredotadas? Acho que devia comprar um livro que eu encomendei um dia da Amazon. Chama-se "Eistein Syndrome, Bright Children that Talk late". Se ler vai ver que as suas piolhas devem encaixar no perfil :) Aconselho mesmo...

E não acredito que fiquem sempre marcas do diagnóstico de autismo. Existem muitos casos em que isso não acontece e parece-me que as suas piolhas são um desses.

E quanto à linguagem pelo que me conta não parece estar assim tão atrasada... Elas além de verbalizarem fazem diálogos, têm jogo imaginativo... Boas notícias vêem aí concerteza!

Beijos
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.03.2012 às 13:45

Pode não parecer ou não deixar transparecer porque é dificil reproduzir o que as piolhas dizem na forma escrita, mas a sua linguagem está muito comprometida em relação à de crianças da mesma idade e até mais novas. Vou tentar gravar e colocar aqui. Há muitas coisas que já conseguem fazer, como corrigir-me se não as compreendo, separar as palavras silabicamente, fazer perguntas e respostas num português correto e escolar mas não há aquele desenvolvimento que deveria haver. E ainda há a questão de manterem o mesmo timbre de voz... 
 
Espero pelo que o Dr. Frederico nos dirá na próxima semana. Estou confiante de que a pouca medicação que tomam será retirada (e se ele não o fizer, faço-eu) porque, nesta fase, já não se justifica. Toda a equipa que as acompanha nota-as muito mais calmas, os comportamentos mais desviantes parecem ter desaparecido, não se verifica handflapping nem mesmo durante as birrinhas, nunca mais houve uma birra descontrolada tipicamente autista, e isto são excelentes motivos para comemoração! Logo, adeus medicação! Já reduzi para o mínimo mas agora quero que desapareça.


Talvez se fale numa reavaliação e mostrarei o caderno de comunicações casa-escola-terapias para se ter uma noção da evolução e espero que me possam dar umas luzes do que fazer e de como será daqui para a frente, o que nos espera, o que lhes poderá acontecer...


Darei notícias.


beijos
Imagem de perfil

De BECAS a 05.03.2012 às 17:58

Que maximo mts parabens e as tuas meninas estão enormes.
bjs grandes
Imagem de perfil

De t2para4 a 05.03.2012 às 22:10

Obrigada! Eu juro que me parece que elas crescem 2 ou 3 centímetros por noite... A roupa está a encolher a uma velocidade alucinante :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens