Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como dar medicação

por t2para4, em 11.03.12

 

Algumas pessoas perguntam-me como faço para dar medicação às piolhas. Por regra, não costuma ser muito complicado dar-lhes os medicamentos, principalmente se for xarope e tiver um sabor agradável. Aqui fica o que costumo fazer.

 

Supositórios:

Não dou. A menos que se justifique muito bem, por exemplo, estarem a vomitar ou precisar de um medicamento com uma ação bem mais rápida. 

Não gosto de dar supositórios e sei que é muito desconfortável para elas. Tento evitar.

 

Injeções/vacinas/colheitas de sangue:

Se tiver que ser, tem que ser e não há volta a dar. Se sabemos de antemão que vai doer com ou sem gel anestesiante que demora uma hora a fazer efeito, não vale a pena a espera e a ansiedade. Também não adianta eu estar a explicar que o que vamos fazer vezes e vezes sem conta. Explico uma vez porque acho que, pequenas ou crescidas, autistas ou não, há coisas que devemos dizer-lhes e explicar-lhes. Claro que não querem e choramingam. 

Na hora H, o truque é agarrá-las como se fossemos um cinto de segurança e encostar-lhes a cabeça ao meu peito, com força mas sem magoar, e tentar acalmar os gritos e guinchos e força descomunal que fazem, sussurando "shhh, está quase, já passou, não chora". Ajuda imenso a acalmar ter um penso hiper colorido ou da Hello Kitty para colocar no local logo a seguir. As lágrimas passam instantaneamente.

 

Aerossóis:

Não é fácil. Basicamente, é seguir os mesmos passos do que faço para uma vacina... Nunca precisaram de fazer aerossois, exceto uma vez de urgência e não tive como prepará-la de antemão, mostrando como se faz a um boneco, por exemplo. Aqui o problema é ter algo na cara, o que as incomoda imenso.

 

Xarope:

Aqui há três ou quatro hipóteses:

1. Dar à colher - pode ser uma colher qualquer, desde que respeite a dosagem correta (pode medir-se com a colher que vem incluida e depois passar para outra, por exemplo, a preferida da criança). As piolhas aceitam muito bem esta hipótese.

2. Seringa (sem agulha) - se for uma criança que não goste de tomar medicamentos à colher, é mais fácil e rápido dar assim. Já tive que passar por algo semelhante mas com comida. Houve uma fase que só comiam com uma seringa... E só conseguia alimentá-las assim porque se recusavam a comer o que quer que fosse e provocavam o vómito. Nestas circunstâncias temos que ser firmes e nunca voltar atrás com o que lhes dizemos. Dar recompensas/reforço positivo se correr bem.

3. Copo - alguns xaropes trazem um copinho. Pode dar-se por aí ou medir a dose necessária e passá-la para outro copo. 

4. Biberon - se a criança tem preferência por um biberon ou copo antigota, também é uma sugestão, principalmente, se já estiver ensonada ou a dormir.

 

Soluções em pó:

Costumo dar na água e usar a seringa para as obrigar a beber e eu saber que, de facto, tomam bem aquilo. Se cumprirem com a parte delas, há sempre reforço positivo ou uma recompensa.

 

Refiro que nunca tive grandes problemas em dar medicamentos às piolhas. Ainda não chegámos à fase dos comprimidos, depois nessa altura, pensarei em estratégias.

Para já, ficam algumas sugestões.

 

publicado às 13:52

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Imagem de perfil

De t2para4 a 17.03.2012 às 15:25

São mais duas estratégias fantásticas!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens