Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Light it up blue" mais e mais longe

por t2para4, em 01.05.12

O dia 2 de abril passou e a minha autarquia não assinalou essa data, não sei se por desconhecimento. Assim, tal como já tinha referido antes, decidi meter mãos à obra e pensar já no ano seguinte.

A minha ideia é assinalar a data na minha localidade e esperar que se chegue mais longe, ajudando as pessoas a tomarem maior consciência e conhecimento do que é o autismo. Elaborei um documento com uma pequena síntese do que é o autismo,em que consiste o  movimento "Light it up blue" e quais as autarquias que participaram em 2012 e sugestões de atividades - sem custos - que poderiam ser feitas para não deixar passar do dia 2 em branco.

 

Partilho o documento na íntegra para quem quiser e se atrever fazer o mesmo que eu: enviá-lo para a respetiva Câmara Municipal e esperar uma resposta, de preferência positiva.

 

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal ...................

Exmos. Srs. vereadores

 

A apresentação deste projeto, a vigorar na nossa localidade, tem como finalidade, alargar a consciência da existência do autismo. Trata-se de uma iniciativa de cariz anual, que decorre sempre a 2 de abril, dia mundial da consciencialização do autismo, que pretende trazer uma nova luz sobre esta patologia bem como aumentar o conhecimento do autismo, e fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce.

O autismo é um complexo distúrbio neurológico que dura toda a vida de uma pessoa. Faz parte de um grupo de distúrbios conhecidos como ASD/PEA (Autism Spectrum Disorders/Perturbações do Espectro do Autismo).

 

Gostaria de ver a Câmara Municipal ................... associada a este movimento, “Light it up Blue”, promovido nacionalmente pela Associação Vencer Autismo e assim chegar mais longe. Este movimento consiste na iluminação em azul, de vários monumentos no mundo inteiro com o objetivo de sensibilizar toda a população para o tema autismo, uma perturbação cada vez mais em foco e que toca a algumas famílias da nossa localidade.

 

Este ano, 2012, várias autarquias aderiram a esta iniciativa e iluminaram um monumento de azul:

- Câmara Municipal do Porto

- Câmara Municipal de Évora

- Câmara Municipal de Lisboa

- Câmara Municipal de Loulé

- Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

- Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

- Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

- Câmara Municipal da Guarda

- Câmara Municipal de Vila Real

- Câmara Municipal de Guimarães

- Câmara Municipal de Leiria

- Câmara Municipal de Portalegre

- Câmara Municipal da Azambuja

- Câmara Municipal de Aveiro

- Câmara Municipal de Alfândega da Fé

 

Seria com orgulho que veria a lista alargada à Câmara Municipal ...........................

 

As minhas sugestões não implicam custos acrescidos à autarquia, pois depreendo que, para a iluminação já devam existir lâmpadas azuis de outros eventos (como feiras ou decoração de rua) e este assinalar apenas decorre no dia 2 de abril.

Assim, apresento as minhas ideias que não têm que ser todas colocadas em prática em simultâneo, mas que ficam como sugestões:

- iluminação dos Paços do Concelho ou de um monumento ou de uma estátua a azul

- colocação de uma faixa azul numa janela ou porta de destaque nos Paços do Concelho

- acender uma vela azul

- divulgação do movimento à população através dos meios usuais (newsletter municipal, faturas da água, cartaz cultural, etc.)

- elaboração de atividades simples e sem custos que marquem essa data nas escolas (visualização de vídeos esclarecedores da patologia – feitos por/para crianças – (http://www.youtube.com/watch?v=mv4p-yApL2U&feature=player_embeddedhttp://www.youtube.com/watch?v=OvxOfVKIvzk&feature=related ; por exemplo -, leitura de PECs – em anexo, um exemplo -, elaboração de cartazes, pesquisas, caminhadas nos recintos escolares, conversas com terapeutas, etc)

- vestir uma peça de roupa azul nesse dia.

 

 

Estou disponível para mais esclarecimentos e/ou elaboração de materiais de apresentação, se se justificar e se houver meios de abraçar esta iniciativa.

 

Sem mais de momento, agradecendo, desde já, a disponibilidade prestada,

 

..................................... (nome)

 

 

....................................... (data)

 

Anexo: imagens em PECs (leitura por símbolos) 

 

       

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:01

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.05.2012 às 17:03

Obrigada por partilhar o documento

pró ano vou fazer a proposta aqui à câmara, como eles me conhecem tão bem pode ser que façam alguma coisa, era ÓPTIMO!!!
Imagem de perfil

De t2para4 a 08.05.2012 às 09:38

Não tem que agradecer.
Desejo boa sorte. A minha autarquia recusou o projeto. Já reformulei e expus novas condições e espero que saia alguma coisa positiva daqui. Desistir não desisto.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens