Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E esta, hein?

por t2para4, em 10.05.12

Após muita insistência por parte das piolhas, lá cedi e estivemos uma meia horita a jogar a isto:

 

 

Não é lá muito fácil jogar com elas por causa do dinheiro e da falta de competitividade/concorrência/estratégia/etc. mas dá oara as ensinar a juntar as pintas dos dados tipo adição de matemática e contar as casas, escolher os peões, perguntar se querem ou não comprar e dizer quais são as notas que têm que dar para chegar àquele valor, mostrar que o dinheiro se troca por qualquer coisa (mesmo que seja uma carta), etc.

Acho que ficaram desiludidas mas foram elas que pediram e já andavam há semanas a ganir por causa do "monopopolio"

 

Vou aproveitar os peões e os dados e vou imprimir/construir um jogo de tabuleiro mais apropriado ao desenvolvimento delas (não falo em idades pois nenhum dos jogos que elas dominam estão indicados para a idade delas... Desde o aniversário anterior que, de vez em quando, se perdem pelo jogo multimedia do corpo humano e sabem onde ficam localizados a maioria dos orgãos internos e como se chamam...).

 

Alguma sugestão para jogos de tabuleiro? 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:29

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Vera a 10.05.2012 às 12:21

Xadrez. O Ricardo já há muito que gosta de Xadrez (tem um do Axterix que é um must, as figuras são muito fiéis e acho que foi o facto de ser o Axterix e amigos que o cativou). Inicialmente era só andar com as peças para a frente do tabuleiro, mas agora já começa a interiorizar o jogo, a movimentação das peças e a revelar alguma estratégia (do género: a Mãe distraída a pôr-se em cheque-mate e ele a dizer "Mãe, não podes" rsrsrs). Dos jogos de tabuleiro, é o único que ele gosta.


Beijoca grande
Sem imagem de perfil

De Vera a 10.05.2012 às 12:22

Asterix, sorry.
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.05.2012 às 12:55

Obrigada Vera! Até tenho um tabuleiro para damas e xadrez. Já experimentámos as damas mas elas partem-se a rir com a cena do "comer as peças" e querem andar nas direções todas :)


Não sei muito bem as regras do xadrez mas vou recapitulá-las e experimentar.


Beijos grandes
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 10.05.2012 às 14:43

Uau! Essas piolhas são demais :)
Sem imagem de perfil

De Vera a 10.05.2012 às 15:56

Sim, o Ricardo até há bem pouco atrás também pensava que o objectivo era comer peças e era a única coisa que ele queria. Com a idade delas, basicamente era andar com as peças para a frente e comer, comer, comer peças rsrsrs . Mas agora já começa a demonstrar interesse pelo jogo "a sério". Eu também sou uma fraquíssima jogadora de xadrez, sei movimentar as peças e pouco mais (tenho em casa livros com as aberturas e aquelas jogadas todas maradas, mas sinceramente nunca lhes toquei). Já ele, parece-me que já quase joga melhor que a Mãe rsrs . Mas na idade da E. e da B. é mais lúdico que outra coisa qualquer, que era o que se passava com o Ricardo. Mas como era o Xadrez do asterix (que é mesmo giro, os brancos são os habitantes da aldeia gaulesa, os pretos César, Cleópatra e os romanos; as torres são javalis ou leões, os peões são galos gauleses ou as águias de César, e por ai fora) ele ganhou logo o gosto por aquilo, não pelo jogo em si, mas pelas figuras.
Boas partidas para vocês
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.05.2012 às 22:01

Esse jogo de xadrez deve ser um regalo à vista! Não admira que o piolho delire com isso!!
Vou dar uma voltinha pelas lojas chinesas e ver o que encontro rsrsrs
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.05.2012 às 16:37


Olá,

Já experimentaram o Loto e o Dominó? Existem várias versões de ambos (números, animais, objectos...)

Beijinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.05.2012 às 22:02

Ainda não mas vou experimentar! Obrigada!
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.05.2012 às 22:06

Obrigada pelas sugestões.
Estive a pensar no que tenho em casa dos meus pais mas ainda é demasiado avançado (um jogo de tabuleiro tipo trivial mas em francês, o trivial de há 10 anos atrás, batalha naval e outros jogos tipo damas/xadrez) mas já estive a ver no continente que o "Jogo da Glória" custa cerca de 6 euros (não me pareceu nenhum absurdo) e lembrei-me que as lojas chinesas (principalmente armazéns) costumam ter uns materiais porreiros.
No outro dia comprei uns livros de  matemática (desenhar números e contagem + unir os pontos pelos números para desenhar um animal e pintar) por 0,90 euros. Talvez até tenham alguma coisa interessante.


Depois dou feedback.
Sem imagem de perfil

De Helena Veiga a 10.05.2012 às 23:34

Olá!

O que há cá por casa e que eles mais usam: Jogo da Glória (http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2112928&CategoryName=6&CategoryPath=6%7CBrinquedos11111111&SubCategoryName=JogosdeFamliaeSociais&Back=ProductsIndexMain.aspx?), Escadas e cobras (http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4098899&CategoryName=6&CategoryPath=6%7CBrinquedos11111111&SubCategoryName=JogosdeFamliaeSociais&Back=ProductsIndexMain.aspx?) e Não acordes o papa.

Exitem jogos (do Noddy p.ex .) com vários painéis e uma caneta electrónica e o objectivo é resolver diferentes problemas (apontar alimentos amargos, contar bonecos, descobrir o que falta na sequencia, etc ) apontando as soluções correctas com a caneta (faz um apito diferente conforme está certo ou errado).

Cá por casa também usam muito os puzzles e os jogos de memória.

Beijos e boa sorte.
Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.05.2012 às 23:45

 Olá!

Penso que as meninas ainda não saibam as letras (andam no infantário, não é?), mas não me tinha lembrado disso quando comecei a tentar imaginar jogos de tabuleiro, por isso sairam-me duas ideias bastante parecidas em algumas coisas, mas com níveis de dificuldade diferentes; de qualquer modo, ponho aqui os dois jogos (o das letras pode ficar "na prateleira", até um dia em que seja mais adequado.

Por problemas de espaço, vou pôr os jogos (são dois)repartidos por vários comentários.

Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.05.2012 às 23:47

Jogo da mímica

 

Materiais necessários

Dados

Peões

Marcadores de pontos: por cada ponto conseguido o jogador receberá um destes marcadores – pode ser um disco colorido (de cartolina, ou plástico) ou duas tampas (da garrafa de óleo da cozinha, ou de uma garrafa pequenina, ou duas tampas de garrafões: põe-se uma tampa em cima da outra, com as aberturas voltadas para dentro, de modo a ficar um espaço amplo por dentro, mas uma peça completamente fechada por fora e prendem-se as duas tampas com uma fita-cola colorida, que ande só na parte redonda, sem interferir nas partes achatadas do marcador), ou duas bolinhas de vidro (tipo berlindes, por exemplo) ou uns feijões grandes pintados de uma cor engraçada, ou …

Tabuleiro de jogo

 

Instruções

Em cada casa, há a imagem de um objeto de uso comum na vida das crianças (ex. – pente, livro, colher, sapato). O jogador atira os dados e prossegue tantas casas quantas as pintas do dado. Na casa onde for parar, terá de identificar o objeto e, por mímica, simular o seu uso numa situação concreta da sua vida (ex. – a colher é para comer a sopa). Cada objeto corretamente identificado vale um ponto e cada ação corretamente representada por mímica vale dois pontos. Ganha o jogador que complete três voltas ao tabuleiro jogo com mais pontos (ou que chegue ao fim do jogo – só uma volta – com mais pontos; é uma boa estratégia para uma primeira vez que se brinque a este jogo, mas isso terá de ser acordado antes de se começar o jogo).

 

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens