Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As piolhas não gostavam de lavar os dentes. Era um facto assumido. Gostavam de usar a escova à maneira delas, comiam a pasta, guinchavam como se o mundo estivesse a ruir e acabava por lhes lavar os dentes à força. Chegar à àrea de dentes careados (felizmente é só um ou outro) era uma verdadeira obra.

 

Em dezembro do ano passado, decidi travar isso. Andei a fazer umas arrumações aos meus materiais didáticos e encontrei um jogo de carimbos com 10 carimbos e duas cores de tinta. Construi um calendário no Publisher, coloquei uma foto das piolhas e atribuí uma cor a cada uma. Expliquei as regras do jogo e mostrei a folha, já imprimida:

 

Em cada quadrado está um dia do mês. De cada vez que as piolhas lavarem os dentes, elas colocam um carimbo da respetiva cor até a folha ficar cheia. Quando a folha ficar cheia, fazemos uma nova. A recompensa era colocar o carimbo.

A coisa resultou e pegou muito bem. De tal modo que, antes de dormir, elas pediam para pôr o carimbo e sabiam que primeiro deveriam lavar os dentes!

 

Por volta de fevereiro, o calendário caiu em desuso. Não há crises para lavar os dentes, lavam e pronto. Já não é preciso carimbar nada e acabaram-se as folhas afixadas no espelho da cómoda do quarto :)

 

Fica a ideia do resultado final:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:06

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Diário de uma mãe solteira a 11.05.2012 às 11:48

à muito que sigo este blog, já chorei de alegria e de revolta com aquilo que leio aqui. Valorizo muito a coragem de não desistir, de não fraquejar e acredito que este blog seja exemplo para muitas mães. Eu própria já o mostrei a algumas educadoras que conheço, não sei se o seguem, não sei se leram, se continuam a ler ou o que fizeram com a sugestão.
Isto para dizer que admiro muito o seu trabalho como mãe, amiga e educadora, a paciência, força e coragem que um (neste caso duas) filho nos dá.


Hoje brindou-me com mais uma ideia genial que vou poder partilhar com outras mães 'desesperadas'
Muitos parabéns pela pessoa que é e pela coragem que tem. Muita força e muita esperança, digo-lhe, de coração que é um GRANDE exemplo de MÃE. Muitos Parabéns
Imagem de perfil

De t2para4 a 11.05.2012 às 20:43

Olá! Muito obrigada pelas palavras deixadas. Muito obrigada pela recomendação a outras pessoas, profissionais da educação ou mães. 
A minha coragem vem mesmo das piolhas... E é por elas que me sinto incapaz de desistir mas essa ideia já me passou pela cabeça... Claro que não é justo nem para elas nem para ninguém mas tenho esses momentos de fraqueza. A vida seria tão mais fácil se fosse normal, se tudo corresse bem e fosse tudo garantido. Por essas razões não me sinto lá grande exemplo :) 
Ainda bem que as ideias que partilho ajudam outras pessoas. Este calendário é tão simples e tão prático que é quase inacreditável. E resulta!


apareça sempre.


PS - espreitei o seu blog. A sua história e a sua coragem de seguir em frente e, ainda assim, ter que lidar com quem não merece, faz-me lembrar a história de vida de uma das minhas melhores amigas, que é mãe solteira. Uma das pessoas mais espantosas que conheço. Tem uma filha maravilhosa. E uma história longa de avós/pai que não interessa a ninguém... Não foi fácil mas, hoje, passados tantos anos, as coisas acalmaram e trouxeram a estabilidade merecida àquelas duas. Que a vossa vos encontre rápido.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens