Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jogo silábico - "tartaruga silábica"

por t2para4, em 10.06.12

Numa das minhas pesquisas pela net sobre jogos de tabuleiro, encontrei um site fantástico de uma mãe um pouco dececionada com o sistema educativo americano e que tenta compensar o filho em casa, ajudando-o e motivando-o para a escola e uma aprendizagem eficaz. Dei com um jogo que ela criou e que consiste em dividir palavras por sílabas. (http://deceptivelyeducational.blogspot.pt/2011/10/snappy-syllable-turtle-board-game.html)

 

Fez-se luz na minha mente: este tipo de exercício também é feito nas sessões de terapia da fala com as piolhas. Fiz o download do jogo e adaptei para português, embora tenha guardado o original em inglês.

Assim, o que fiz foi:

- no paint, traduzi algumas palavras e adaptei outras pelos sons que quero treinar com as piolhas (ditongos, "rrr", "ssss", "ffff", "lh", etc., muito comuns na nossa língua)

- imprimi em papel matte grosso

- cortei à medida que quero

- plastifiquei

- voltei a cortar e arredondei os cantos para evitar picadelas ou cortes

- arranjei uns peões floridos e um dado

- jogámos imenso!!

 

 

Eis as regras:

 

variante atual:

A tartaruga (será o peão que iremos contruir juntas um dia destes) tem de fazer o seu caminho até ao lago. Joga-se o dado, as piolhas contam as pintas e eu escolho uma carta a partir do número do dado. As piolhas leem (se for o caso) ou repetem a palavra que lhes calhou e dividem-na por sílabas e avançam em casas o número de sílabas da palavra. Se se enganarem, ficam uma vez sem jogar.

 

Outras variantes:

manter as regras básicas do jogo mas dificultar consoante a cor das pedras, por exemplo, arranjar uma palavra da mesma categoria da que nos calhou na carta.

 

No link abaixo estão as imagens necessárias (em inglês e em português) para construir o jogo. Basta clicar em cada um dos ficheiros da diretoria, abrir e guardar. Ficam com o tamanho correto e prontas a imprimir.

 

http://www.jardimdigital.com/pdfs/Jogo%20tartaruga/ 

 

Bom jogo!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.06.2012 às 18:59

Uau! Que jogo tão giro e, parece-me, produtivo! Ainda por cima, já adaptado à língua portuguesa...

Eu já conhecia brincadeiras com jogos de sílabas porque precisei de inventar umas coisas assim para desenvolver vocabulário, num curso que fiz, mas não passava de modo algum por tabuleiros, era mais na base dos "puzzles":

Numa caixa de tamanho razoável (uma caixa de sapatos, por exemplo), o adulto apresenta uma série de cartões (aproximadamente do tamanho de cartas de jogar) nos quais estejam registadas partes de palavras.

(Continua já a seguir, por questões de espaço)
Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.06.2012 às 18:59

Colado no topo da caixa, vai um envelope aproximadamente do tamanho da caixa, dentro do qual estão várias imagens. As imagens retratam diversas coisas conhecidas das crianças, sendo que há coisas com nomes parecidos, mas que diferem quando nomeadas apenas num traço fonológico (uma vaca e uma faca ou um tubo de cola e uma bola, por exemplo). O texto dos cartões é parte do nome das coisas retratadas nas imagens – cada cartão apresenta apenas uma sílaba, pelo que, para nomear as imagens apresentadas nos cartões, será necessário apresentar na ordem correta dois ou três cartões, consoante a palavra em causa.

Cada criança deve retirar da caixa um número estipulado de imagens e de cartões, para com eles ir construindo os nomes das coisas retratadas nas imagens que tem em mãos. Se os cartões que retirou não forem os adequados para construir a palavra da imagem que lhe saiu, o participante deve procurar os cartões certos junto dos outros jogadores e tentar trocá-los.

 

Obrigada pela partilha! Gostei mesmo do Jogo da Tartaruga Silábica!

Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.06.2012 às 19:03

Esqueci-me de pôr o nome do jogo: é "A Caixa das Palavras Partidas". Sorry...
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.06.2012 às 20:24

Obrigada eu pela partilha de ideias e sugestões!! 
Esse jogo da palavras parece também muito simples e fácil de fazer. Hummm, vou ponderar fazaê-lo! :) 
tenho outro já em esboço para fazer para breve e depois partilharei.


Muito obrigada, novamente!
Sem imagem de perfil

De Betty a 12.06.2012 às 00:41


Olá!
Adorei este jogo, já está aqui guardado para depois o "construir".
O meu filhote na primária era um "às" na divisão das silabas precisamente devido à terapia pois trabalhavam mto nessa base sons/divisão silabas.
Gosto de vos ler, saber como estão.
Bjinhos para vós!
Betty
Imagem de perfil

De t2para4 a 13.06.2012 às 21:12

Oh, Betty!!! Que bom saber de ti e dos piolhos!! 
Este jogo está muito fixe. E já fiz outro, também de tabuleiro, mas com regras menos rígidas e linguísticas :)


beijos
Imagem de perfil

De BECAS a 12.06.2012 às 17:30

Um optimo passatempo, bjs e bons progressos.
Imagem de perfil

De t2para4 a 13.06.2012 às 21:13

E muito útil! Facilita a aprendizagem e estimula a leitura precoce!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens