Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tagarelice #6

por t2para4, em 17.09.12

Passámos num local onde se faziam "ensaios" de música, numa verdadeira cacofonia de sons de instrumentos e de vozes humanas, com uma amálgama visual quase tão intensa como a sonora. 

Estava eu, numa dualidade mental acerca das reações das piolhas: se, por um lado, aquela confusão a nível dos sentidos iria afastá-las ou até desregulá-las de algum modo; por outro lado, a presença de instrumentos musicais poderia suscitar uma curiosidade que suplantasse isso.

Bem, o que, de facto aconteceu foi uma piolha mostrar algum interesse que foi rapidamente abafado pela vontade de sair da confusão e outra piolha nem sequer experimentar essa sensação e querer logo sair, acrescentando no final: "ai, o meu coração está partido por causa da música".

 

Parou tudo!

Ela disse mesmo aquilo? Ela utilizou duas orações unidas por uma conjunção subordinativa causal? Estou pasma! Ela juntou duas frases e usou uma relação lógica entre elas!! E ainda conseguiu atribuir um significado às batidas da bateria no peito por causa da reverbação do som! uau!

 

Esta relação delas com o som/os sons foi algo que mencionei no PIAF - o plano elaborado entre a família e os técnicos da Intervenção Precoce. Para me fazer entender de forma mais lógica, pedi a colaboração de uma colega músico. As piolhas ouvem muito bem (ao contrário de outras crianças dentro do espectro que acabam por ter que fazer exames auditivos ou em relação às quais há dúvidas acerca do grau de audição, com elas nunca se colocou essa questão) e manifestam uma grande sensibilidade e captação auditiva de volumes realmente baixos. No entanto (e claro que tinha que haver um "no entanto"), têm frequentemente reações negativas a sons muito fortes, volume muito alto ou com frequências agudas (estridentes, com as tais reverb - reverbações, propagações de sons cujas ondas chocam nos objetos e formam ecos).

Quero acreditar que num futuro mais próximo, elas sejam capazes de encontrar e aprender estratégias que lhes permitam colmatar estes problemas para que tal não seja impeditivo de fazerem uma vida mais ou menos "normal".

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:11

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Silvia Pereira a 18.09.2012 às 00:15

Olá,


Vais ver que sim, sempre ouvi que a música é um elemento muito apreciado para lidar com crianças dentro do espectro. A educadora da minha filha falou-me disso.
Não sei que reacção ela terá nesse sentido( ela não tem problemas de audição e não tem qualquer tipo de problema com o barulho), ela adora música mas acho que os instrumentos não lhe causam grande interesse.


Bjinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.09.2012 às 09:31

As piolhas sempre gostaram muito de música e sempre reagiram bem ao som dos instrumentos. Mas quando se está a fazer uma experiência com instrumentos musicais com tudo à balda num espaço fechado, o som produzido não é lá muito agradável :)


Acho que, no caso delas, não se coloca a necessidade de musicoterapia. Mas sei que funciona e que é muito utilizado em unidades multideficiências nas escolas, principalmente em crianças com deficiências profundas.


beijos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens