Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Decoração de Halloween - parte 1

por t2para4, em 20.10.12

Em ajuda à mamã Sílvia mas não só, aqui ficam os trabalhos que fiz recentemente com as crianças com necessidades especiais. É muito simples e lida com a questão sensorial do tacto, ou seja, usei tintas de dedos e decalquei mãos e pés, aproveitando a altura em que eles já estavam preparados para o fazer com a sua professora do ensino especial. 

Para evitar questões mais chatinhas com o uso do pincel (cócegas ou aversão), era espalhada tinta num prato (dos descartáveis) onde se colocava a mão ou  o pé de palma para baixo e depois era só imprimir na folha.

 

Para os fantasmas, usei a tinta branca espalhada com pincel porque estive com um menino que tolera bastante este tipo de sensações e gostou bastante de estar a decalcar-se. Ria imenso e desafiava-me para mais.

 

Assim sendo, do que precisamos e como fazemos:

- tintas de dedos ou guaches

- pratos descartaveis (ou dos outros, se se lavarem  na máquina a altas temperaturas)

- pincel para espalhar tinta

- folhas brancas

- cartolina ou papel de cenário

- lápis de cera

- cola

- googoo eyes (olhos que mexem - vendem-se aos sacos por poucos cêntimos em lojas chinesas)

- marcador preto

- lã preta

 

Pintar as mãos ou pés da criança e imprimir numa folha à parte. Quando se imprimir o pé, usar tinta branca. Usar tinta preta apenas algumas vezes nas mãos. Deixar secar. Recortar pelo contorno das mãos e criar faixa com dizeres Halloween, aranhas, gatos e fantasmas como nas imagens em baixo. Dar cor de fundo com lápis de cera, colar lua ou morcego em cartolina, em nova cartolina ou papel de cenário (um rolo de 10 m custa cerca de 7 euros na Stapples), colar os recortes em formas de fantasma ou aranha ou gato, pôr os olhos ou pintar e enfeitar o local que se pretende :)

 

 

 

Tamém se podem fazer silhuetas. Esta é de uma bruxa e foi só fazer o contorno e recortar. Fica lindamente pendurada no meio da sala ou numa parede, numa escola/infantário/biblioteca, etc.

 

 

Espero que ajude. Não tenciono fazer este tipo de trabalhos com as piolhas porque já fiz outro, que também serviu para eu levar para o infantário delas.

Pintei uma cartolina em tons que lembram o anoitecer e criei personagens halloweenescas em feltro. Essas personagens ficam soltas de modo a que as piolhas e os colegas possam criar e inventar histórias. Estes materiais serviram, inicialmente, para aliar o ensino das cores à temática da festividade anglo-saxónica que se aproxima.

 

 

 

 

 

E se quiserem ir mais longe, em casa ou arriscando fora de casa, podem experimentar rechear uma abóbora e servir como refeição. Foi o nosso jantar hoje e correu lindamente. Estava tudo delicioso.

Basta arranjar uma pequena abóbora e abrir-lhe um chapéu, retirar as sementes e untar com azeite e sal. À parte, faz-se um refogado com cebola e alho picado, junta-se bacon aos pedacinhos e peito de frango às tirinhas que se deixa corar, acresce-se polpa de tomate e deixa-se ferver um pouco. No final, verte-se tudo para dentro da abóbora e vai ao forno cerca de 50 minutos. 

 

 

publicado às 20:29

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


6 comentários

Imagem de perfil

De BECAS a 23.10.2012 às 15:46

Hehehe aqui festeja-se td a rigor, já estou a ver e tu andas cheia de ideias e de pica.

Eu não estava a pensar festejar nem fazer nada, tal como dos anos anteriores, mas a prof de yoga bia falou em celebrar halloween la e eis que me deu vontade de fz umas cs. Mas claro que dps de por aqui passar ainda tnh mais ideias.

Bjs
Imagem de perfil

De t2para4 a 23.10.2012 às 23:19

Força! Não custa nada, só precisas de ter a Bia bem disposta e tu com alguma paciência :)
Sem imagem de perfil

De Silvia Pereira a 23.10.2012 às 20:42

Olá 


e muito mas muito obrigada, realmente são coisas simples mas que ficam fantásticas. A pequenina adorou e acabei por ter a tarefa mais facilitada....
Amanhã já vou levar os trabalhos para o infantário, ficaram mesmo muito giros.


Mais uma vez obrigada por partilhar estas ideias.


Bjinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 23.10.2012 às 23:21

Olá!!


Fico feliz por ter ajudado. Se precisares de mais alguma coisa, é só dizer! 
Que tal foram as reações no infantário? E que te "contou" a piolha?
Sem imagem de perfil

De Silvia Pereira a 25.10.2012 às 21:42

Olá,


No infantário adoraram, ficaram admirados pelos trabalhos da pequena. Só fiz 2 com ela, a piolhita não estava com vontade de se sujar, mas depois ficou há minha beira enquanto eu fazia mais umas coisitas, no fundo passamos tempo juntas por isso foi muito bom. Mas o importante é continuar a fazer estas actividades com ela, apesar de ser difícil porque ela não é de estar parada e se concentrar a fazer estes trabalhos é muito activa. Mas são boas experiências.


Bjinhos e mais uma vez obrigada
Imagem de perfil

De t2para4 a 28.10.2012 às 14:20

É ir tentando!


Fico feliz que tenhas gostado da experiência e ela também!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens