Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As leituras das piolhas #1

por t2para4, em 14.11.12

No Verão iniciei a tentativa de ir contando/lendo histórias de vários autores às piolhas e fazermos sempre um trabalhinho associado a isso para reforçar a aprendizagem do conteúdo que queremos destacar, ou, apenas para treinar a motricidade e a criatividade.

Depois dos "Contos d'Aki e d'Akolá", do livro "Oh, as cores!" e de algumas histórias isoladas, tinha começado a ler-lhes "O Principezinho". 

Vou confessar uma coisa: apesar de eu saber perfeitamente que a noção que as crianças têm da morte não é bem a mesma que nós, euzinha, que fico em autentico pânico só de pensar na não-existência/na morte/no desaparecimento, não tive coragem para lhes ler o final do livro. Cheguei a uma parte e disse que o Principezinho tinha ido embora para outro lado. Dispenso as teorias psicológicas em relação à morte ou à adulteração de clássicos. Interessa reter aqui que o principezinho era um coração puro que fazia tudo pelo seu planeta e que, na sua perspetiva pura e simples de criança - achava os adultos muito complicados e o mundo dos ainda mais complicado porque estes o complicavam sem necessidade disso. 

No final, convidámos a vizinha da frente - ainda estávamos em casa dos avós, de férias - e fizemos este trabalho, com pintura e colagens, o que implicou escolha de missangas (algumas bem pequenas) e mão firme para as pôr em cima da cola sem colar os dedos.

 

 

 

Este tipo de atividades é para manter, emboram, na maioria das vezes, faça apenas uma leitura pelo simples prazer da leitura em si - no strings attached. Nota-se bem que o tempo de concentração não se compara em nada ao que era há 3 anos atrás e que, agora até são elas quem pede para lhes lermos uma história ou patra lhes darmos um livro da estante. O que fazem? É simples: pegam no livro, leem as palavras que sabem ler e inventam o resto :) autonomia total!

publicado às 22:02

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens