Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O "TPC"

por t2para4, em 15.02.13

E TPC porquê? Porque uma das piolhas não quis trabalhar na escola. E, de propósito, com uma dose enorme de teimosia em cima e de sono a acompanhar, decidiu fazer tudo a despachar e pintar como se fosse a primeira vez que pegasse num lápis. 

Falei calmamente com ela e disse-lhe que, chegadas a casa, iríamos as duas trabalhar na cozinha (estamos a tratar de arranjar maniera de mudar o quarto delas para os estudos quando entrarem na escola primária) enquanto a mana ia brincar, já que ela tinha feito tudo direitinho. Entendeu e concordou.

Reproduzi o que era suposto ter sido feito na escola e começámos. A primeira coisa foi ela dizer-me o que era ser amigo de alguém, ao que respondeu que era ajudar ou dar um abraço. Escolheu fazer o desenho do abraço. Começou por querer fazer tudo a despachar, muito mal proporcionado e sem jeito nenhum. Apaguei tudo e disse-lhe para recomeçar. Fizemos isto até ela perceber que não ganhava nada com as pressas, bem pelo contrário.

Fez o desenho na boa, escolheu as figuras que quis desenhar e eu só ajudei com o pormenor de só se ver uma maõ no abraço (porque a outra ficava escondida nas costas).

Hora de pintar: de cada vez que saía do risco, eu pagava e ela recomeçava. Quando abusava de propósito, eu avisava - e só precisei de o fazer uma única vez - que lhe rasgaria o trabalho e faria tudo de novo. Correu muito bem. Ainda miou a dizer que estava cansada mas nem liguei. Disse-lhe que há um tempo para trabalhar, outro para brincar e outro para descansar e que ela deveria ter feito aquele trabalhinho na escola. 

Fez tudo certinho, escreveu sozinha "dar um abraço" enquanto eu lhe ditava as letras e assinou. Ficou orgulhosa do resultado final e quei levá-lo para a escola. 

 

Eu sei que ela é capaz e que não estou a ser demasiado exigente nem dura. Eu sei que ela entende quando não age bem em relação à hora de trabalhar porque ela própria já o diz e admite. E sei que ela saberá ultrapassar essas fases por isso faço estas coisas com ela - ou com a irmã. 

E a prova é ficarem orgulhosas do seu próprio trabalho e verem que o esforço valeu a pena.

 

 

 

Além disso, teve direito à mãe só para ela durante quse uma hora :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:13

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Helena Veiga a 15.02.2013 às 14:08

Olá.
Sobre o espaço de estudo para as crianças. Eu abri +/- um tópico sobre isto no grupo de gemeos do yahoo e as mães mais experientes têm dito que é escusado no 1º ano ter secretaria no quarto porque eles são muito dependentes e acabem por estar a trabalhar na cozinha ou na sala connosco.
Eu que estava a pensar comprar secretarias para os meus estou a pensar adiar esse projecto depois de ler os testemunhos.
Beijos.
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.02.2013 às 19:26

Obrigada por me alertares para esse detalhe, Helena! Vou reconsiderar... Se calhar vou esperar até setembro, ver como é o ritmo de trabalho na sala de aula, quem será o professor com quem ficarão e que farei eu a nível profissional para decidirmos depois. Se eu tiver um horário porreiro, igual ao delas, podemos trabalhar juntas no quarto, nas secretárias delas até acabarem os trabalhos e eu farei o jantar depois; se eu tiver um horário marado em que tenha que fazer jantar e ajudar piolhas ao mesmo tempo, as secretárias ficarão para mais tarde, sem dúvida.


Obrigada!
Sem imagem de perfil

De Sandra a 15.02.2013 às 14:52

Estás a cortar o mal ("Não trabalho na escola porque não quero, só porque não me apetece e pronto, eu é que mando! Não trabalho!")não pela raiz, mas antes até de ele criar raiz... E mais ainda, fizeste-o de uma maneira ótima, com o "Vês que fixe foi a mana ter feito? Agora tem o tempo para ela" e com o carinho da tal hora a mais com a mãe... ;-)
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.02.2013 às 19:24

A ideia era um pouquinho essa para que ambas percebam que, de facto, há um tempo previsto para cada atividade e que, à semelhança dos adultos, nos dias de hoje, o trabalho delas é estarem na escola e fazerem as atividades que lhes são propostas, gostem ou não. 
Além disso, aproveito para insistir no treino de algumas questões e no tempo a sós :) que sabe muito bem. É bom estarmos todos juntos ou estarmos as três mas raramente temos momentos a duas... 


Beijos
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 20.02.2013 às 23:21


És uma mãe extraordinária! E os resultados estão à vista. Infelizmente por enquanto ainda não consigo que o meu pequenote faça um trabalho deste género e não me parece que seja tão cedo... Digo-te se ele tivesse neste nível não estaria nem um pouco preocupada... Beijocas
Imagem de perfil

De t2para4 a 22.02.2013 às 21:27

Obrigada! 
Eu não estou preocupada com o nível cognitivo ou a aprendizagem a esse campo; preocupa-me sim este tipo de recusas que facilmente descambam em birra se não forem bem negociadas ou refreadas e como ficarão tanto tempo dentro de uma sala, teoricamente a trabalhar.... O resto sei que vai lá ao jeito delas. 
O teu caminhará para essa fase e tu darás conta de quando ele estará preparado para estar contigo a uma mesa. Ele vai dar-te sinal disso e tu aí aproveitas :) ne que seja para pintar um desenho sem sair do risco...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens