Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tagarelice #12

por t2para4, em 18.02.13

Não resisto a partilhar.

 

Esta manhã, uma das piolhas vem ter comigo á cozinha enquanto preparo o meu café (já não passo sem café de manhã...), abraça-me, dou um colinho e diz ela, em voz muito embargada e ensonada (atenção, que ela acordou por si, sem ajudas):

 

"Hoje ficamos em casa?"

"Não, filhota. Vamos para a escolinha."

"Ah, não... Estou doente, não posso ir, olha... ", diz ela, e começa a tossir "cough, cough, cough... Vês, tenho tosse."

"Oh filhota, não há problema. Vamos ao médico ver se precisas de levar uma pica para ficar boa"

"Não é preciso, mãe. Estu muito melhor! Não tem medo de ir para a escola nada!"

 

Espertinha, hein? Não tarda está a meter termómetros no aquecedor e a dizer que está a arder em febre...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:22

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 19.02.2013 às 01:11


Pois diz-se que os autistas não mentem, já pensaste nisso? Parece-me que a tua filha tem uma capacidade que não é típica dos autistas... È o que te digo, daqui a uns tempos falamos :)

O meu tb no outro dia dizia "Tou doente...não pode ir à escola" :)

Beijocas
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.02.2013 às 19:30

Pensei que a incapacidade de mentir fosse apenas característica da vertente de asperger. Mas eu fico super feliz com estas etapas naturais do desenvolvimento infantil. Claro que depois nos cabe a nós, pais, gerir isso e transmitir os valores mais corretos mas gostei de a ouvir "mentir" e dramatizar a sua situação...
Hoje a repetir mas usando uma dor no joelho (bateu com ele ontem ao saltar para a cama - um "abre-olhos" para aprender a andar mais devagar) mas, como não lhe dei atenção, ficou por ali.


O teu também já está a usar a estratégia :) acho que ele e as piolhas são muito semelhantes em algumas coisas.
Sem imagem de perfil

De Alex Ferreira a 19.02.2013 às 10:10


Olá... passei para te deixar uma beijoca! Lembro-me tanto de vós!

Goto muito de ti!

Alex (com saudade...)
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.02.2013 às 19:34

Olá Alex!! Bem vinda e vai aparecendo mais vezes! Podes fazer "gosto" no facebook do blog e assim ja poderei estar mais próxima de ti :) 
Espero que esteja tudo bem contigo e com o Gonçalo! Quem diria que estes nossos sacaninhas já vão entrar na escola este ano... Puxa... 


Beijos nossos!
Sem imagem de perfil

De Universoabc a 19.02.2013 às 20:43

Que espertalhona :)
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 19.02.2013 às 23:27

Falam como caracteristica dos Aspergers mas aplica-se ao espectro todo do autismo. Sao estas pequenas coisas que de facto distinguem os que saem do tal espectro - a capacidade de mentir, de partilhar, de se colocarem nos pes dos outros, ler emocoes faciais...por isso ha quem distinga claramente as criancas que tem problemas sensoriais que provocam caracteristicas do espectro mas tem outros factores que fazem com que nao possam ser classificadas no mesmo, ate porque a medida que os problemas sensoriais diminuem com a maturidade cerebral a coisa acaba por ficar corrigida. Greenspan, o pai do Floortime explica isso muito bem e que e muito importante distinguir as 2 coisas. Eu acredito que as tuas filhas e o meu filho estao nesse grupo de criancas que nao sao de facto autistas apesar de terem alguns sintomas provocados por desordens sensoriais. Mais, o estudo publicado pela Dra Fein recentemente que aponta por uma percentagem de 10 a 20 por cento de criancas que recupera do autismo comprova exactamente isso, sendo que o que identificou como variavel decisiva foi a capacidade de sociabilizacao dessas criancas face as outras que nao recuperaram. Mesmo tendo estereotipias por vezes graves ou grandes atrasos na fala...

Vai por mim, acredita que as tuas piolhitas e o meu nao vao necessitar de rotulo no futuro :)

Bjs
Imagem de perfil

De t2para4 a 22.02.2013 às 21:10

Oxalá!!! Sei que na próxima consulta somos capazes de fazer nova avaliação por causa da entrada no 1º ciclo, a menos que o médico queira marcar uma consulta para julho ou assim, o que acho pouco provável. Vamos ver o que vem daí e se se vai manter ou não do diagnóstico de PEA. O mais certo é descartar-se já asperger - que ainda surgiu em dúvida nas primeiras consultas da especialidade. 


E no futuro cá estaremos para falar dos nossos filhotes e do percurso que eles tiveram :)
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 19.02.2013 às 23:30

E de facto o piolhito tem coisas parecidas com as tuas, sendo que as tuas tem um factor de genialidade que o meu nao atinge :) ok, tambem sao meninas e ele e rapaz :) ehehe, nao posso esperar o mesmo :)
Imagem de perfil

De t2para4 a 22.02.2013 às 21:15

eh eh eh eh olha que o meu  marido teve que aprender multitasking e a dar biberons e mudar fraldas a horas impróprias da madrugada mesmo com o sistema operativo em baixo e a enganar-se nas portas das divisões da casa :) Talvez o teu seja um assombro desse género :)


As piolhas têm umas saídas jeitosas que nem sei onde vão buscar. E aprendi a gostar da outra perspetiva de ver as coisas que elas têm :) 
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 19.02.2013 às 23:30

E de facto o piolhito tem coisas parecidas com as tuas, sendo que as tuas tem um factor de genialidade que o meu nao atinge :) ok, tambem sao meninas e ele e rapaz :) ehehe, nao posso esperar o mesmo :)
Sem imagem de perfil

De Helena a 20.02.2013 às 11:34

Fiquei muito feliz por ler esta tua partilha e os comentários da Rainbow.
A minha já fez o mesmo e uma vez que só tem 3 anos é um sinal maravilhoso :)
Ela esteve com uma conjuntivite e ficou em casa com os meus pais - expliquei-lhe e mostrei-lhe no espelho o aspecto do olhito - disse que tinha bichinhos maus a fazer mal ao olho e que tinha que por remédio para matar os bichinhos e ficar outra vez com o olho bom.
Uns dias depois, acordou de manhã cheia de sono e disse que não conseguia abrir os olhos, que tinha bichinhos e por isso ia ficar em casa!
na altura também achei o máximo!


bjs
Helena
Sem imagem de perfil

De silvia Pereira a 20.02.2013 às 21:05

Que safadinha:-)


Eu também acredito que a minha pequena possa evoluir bem e tem dado mostras disso, tal como a da Helena ela só tem 3anos por isso não pode faltar esperança.
A minha tem muita dificuldade na parte de ir dormir, vai bem para a cama mas depois continua eléctrica  mesmo depois de se deitar. Ultimamente vai há casa de banho e depois cama, mas fica a cantar,às vezes vou dar com ela no chão a brincar, sai da cama para ligar a televisão e por ai. Esta semana tem acontecido ela depois de se ir deitar e depois de já ter ido há casa de banho de me chamar(sim é sempre a mãe), "maaaaamaaaaaa xixi", e eu viro-me para ela e digo que ela já fez mas ela insiste e eu lá a levo novamente há casa de banho e nada, não faz nada fica na sanita a cantar e a querer brincar comigo ao truz truz, mas eu digo que não pode ser que já é tarde e agora tem de ir dormir para descansar e no dia seguinte continua a brincar. Lá vai ela para a cama, passado uns minutos lá chama ela novamente" mammmmaaaaa" e lá vou eu e ela "mama que xixi" e eu lá digo que não que ela não quer fazer nada só quer é brincar e virasse ela"que mama", lá a levo há casa de banho e ela faz xiiiiiiiiiii( só o som mas não fax xixi nenhum), e virasse para mim, "mama já está". E lá vai ela para a cama. Por mais que tente tenho de dar um risito porque acho piada!!! 


Bjinhos
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 20.02.2013 às 23:24

Acho que o que acabaste de contar é o normal de qualquer criança de 3 anos :) Manha é com eles
Imagem de perfil

De t2para4 a 22.02.2013 às 21:22

Acho que quer a menina da Helena quer a da Sílvia revelaram um comportamento normal e adequado à idade, o que é bom. E mostram a tal manha e "mentirinha" amorosa sem prejuízos... Ora se um autista não mente, por que mentem as nossas que têm PEA? Dá que pensar, não é? Eu encaro como uma fase boa e normal no desenvolvimento delas todas. E espero que venham mais fases de desenvolvimento assim normais e que saibamos lidar com elas!
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 26.02.2013 às 22:16

Sabes que eu tambem aprendi a gostar e a valorizar as saidas do meu e aquilo que ele tem de diferente mas que nao tem que ser mau. E quando o comecamos a fazer e a relaxar um pouco tudo melhora nao achas? Com o meu foi assim e com as tuas tambem pelo que tenho lido :) eles sentem que olhamos para eles com orgulho, admiracao, que estamos mais tranquilas, que os aceitamos como sao e a partir dai parece que como por magia tudo comeca a melhorar. Olha, so sei que ate comecei a acreditar em energias positivas e na sua reciprocidade. Eu que nao acreditava em nada disso :) beijos
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:36

Não sei como será a gestão das energias ou do karma mas acredito que se recebe aquilo que se dá... E se eu não transmitia serenidade como poderia recebê-la, certo? Acho que estamos mesmo numa boa fase e espero que seja duradoura. Sabe-nos tão bem estarmos assim... :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens