Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ir ao dentista é... fixe!

por t2para4, em 23.02.13

Depois do fracasso que foram as idas ao dentista anteriormente (não dava para fazer nada na boca mas ambientaram-se bem ao espaço), desta vez uma nova marcação só seria feita de a situação assim o exigisse, tipo questão de vida ou morte para o dente. E sem querer ouvir falar em sedações ou coisas do género, ir ao bloco operatório e levar uma anestesia geral para arrancar um dente de leite também me parecia extremo demais...

 

Assim, mentalizei-me para um dente molar a menos na boca de uma das piolhas, comprei um My Little POny para a comprar a ela, andei três dias a massacrar-lhe os neurónios sobre como seria o nosso momento no dentista e sei lá mais o quê. 

A hora chegou: na sala de espera, tudo ok. Piolha calma e tranquila, brincalhona e divertida. No consultório, aceitou sentar-se sem fazer da cadeira um escorrega, levou a prenda - que só abriria no final - e o outro pony que já tem, ouviu bem a dentista e ainda inventou que estava assustada e com fome. Acredito que estivesse assustada mas com fome não :)

Aceitou radiografar o dente e afinal não foi preciso arrancá-lo. Vamos salvá-lo. Tem a superfície toda cariada mas como é muito grosso, o interior e raiz estão protegidos. Assim, hoje, além de se ambientar aos utensílios utilizados e sons que produzem, fez-se a limpeza de todos os tecidos moles que povoavam o dente, fez-se a escovagem e marcaram-se já as duas próximas consultas. 

Assim, conseguimos salvar aquele molar e evitar uma carga de trabalhos (nascerá um molar definitivo atrás desse molar de leite antes de ele cair. Se se arrancar agora, o molar definitivo nascerá no lugar vago e quando o pré-molar definitivo queiser nascer, terá o lugar ocupado e entortará para sair, criando um problema sério...) e ainda poderemos usar o cheque-dentista.

 

Como prémio de bom comportamento, a piolha teve permissão de abrir o seu presente e delirar e ainda ganhou dois autocolantes da Hello Kitty dados pela dentista!

 

 

 

Gostei muito da abordagem desta dentista - que trabalha na mesma clínica onde costumo ir mas é especialista no tratamento dos dentes em crianças -, do à-vontade dela com os imprevistos da piolha e da decoração do espaço. Tinha imensos desenhos e fotos de meninos e meninas penduradas numa corda da roupa, imagens da Barbie dentista com a Shelly - que emprestou à piolha e mostrou que a cadeira também fazia barulhos iguais -, falou abertamente do que iria usar com a piolha usando nomes práticos - massa = plasticina especial, por exemplo. Associado à maturidade da piolha e à chantagem que lhe fiz (se é bonito ou não, I don't care! Funciona e isso é o que interessa), à necessidade que ela já reconhece do ter que tratar dos dentes e à forma como foi tratada pela dentista, eu estou tão surpreendida quanto aliviada quanto orgulhosa. Well done, baby girl!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:03

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


14 comentários

Imagem de perfil

De Monóloga a 23.02.2013 às 20:29

o meu Diogo desde os 7 anos que tem ido regularmente ao dentista, pois tem uns dentes péssimos. muitos dos de leite cairam precocemente e tem dentes definitivos que só devia ter aos 10/ 11 anos, tem um defeito no esmalte que os torna mais frágeis e com tendência para cáries... e já teve que arrancar um dente definitivo que não teve outra solução senão arrancar! enfim, um cabo dos trabalhos... claro que ninguém gosta de dentistas, e como consegui arrastá-lo de todas as vezes para lá, e ele deixei fazer tudo o que a dentista quiz, de todas as vezes? pois, com subornos... "portas-te bem, como um menino crescido, e recebes 1 jogo novo para a Psp!" - dai a coleção de jogos que ele tem!
certo ou errado? para mim, certo, pois só assim consegui que ele deixasse que lhe fizessem tudinho sem reclamar... podia fazer uma careta ou uma queixinha, mas tem resolvido sempre o que tem sido necessário! e é muito importante tratar dos dentes desde pequenos...
beijinho
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:22

Coitado do teu piolho... Tão novo e já com tantos problemas com os dentes... A minha irmã também foi assim e só espero que as piolhas não puxem essa parte péssima da tia... 
O suborno tem sido constante em todos os comentários recebidos :) afinal não sou a única a recorrer a essa prática :) a minha mãe confessou-me que também o fazia com a minha irmã e que resultava eh eh ehe 
Imagem de perfil

De Monóloga a 03.03.2013 às 15:41

:)
agora que falas nisso, a minha mãe também o fez comigo... e resultou! ;)
Imagem de perfil

De momentosdisparatados a 23.02.2013 às 21:29

Imagino o alivio quando a consulta acabou e sem "filmes".
A minha filha quando tinha 6 anos e teve de ir tratar um dente foi um filme...de terror.
Tivemos de deixar passar uns 2 anos até ela deixar tratar. Claro que foi noutro dentista, que ela se sente à vontade e confia nele. 
Bom fim de semana
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:23

Foi um grande alívio sim! Encarei como crescimento e maturidade da piolha e também como à-vontade com esta dentista, ao contrário do que aconteceu com a anterior. É como dizes, interessa que confiem e se sintam bem com quem está a olhar por eles, principalmente quando estão tão vulneráveis e de boca aberta...
Sem imagem de perfil

De Silvana a 23.02.2013 às 22:17

Fico contente que correu tudo bem. Por acaso há dias falei com o meu marido de como seria se a C tivesse que ir a um dentista : "Missão impossível". Nem me quero preocupar com isso agora mas seria um caos....
Beijinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:26

Talvez nem fosse uma missão impossível se houver toda uma preparação prévia, sem imprevistos e na qual a C. se habituasse a sons e a cheiros, etc. Demoraria imenso tempo, claro, mas talvez até corresse bem. Em último caso, bloco operatório... Eu já estou preparada para tudo, nesta fase...
Sem imagem de perfil

De Catarina a 24.02.2013 às 22:46

Ainda esta semana fui ao dentista, (eu tenho pavor e já sou grandinha!), ela comentou comigo que no espaço de uma semana atendeu uns 8 meninos/as de 4 anos... nem ela sabe explicar o porquê da afluência!! Eu tentei imaginar o meu na cadeira e apenas consegui imaginar um filme de terror, pois se ele tem medo da varinha magica o que fará com a broca dentro da boca?!? E se cada vez que corta o cabelo grita como se lhe estivessem a dar cortes no pescoço!! Enfim... espero que demore muito essa experiencia... Ainda bem que a piolha se portou bem.
Quanto à chantagem, eu recorro muitas vezes, ultimamente até para visitar familiares..."se te portares bem, não fizeres birras, a mamã compra um popó" Se calhar não devia pois pode se tornar um mau hábito... mas resulta! Sempre!!!
Bjs
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:29

Suborno resulta! eh eh eh e não somos as únicas a recorrer a essa prática :)
Esta maior afluência pode dever-se à emissão de cheques-dentista... Temos que ter também em atenção que agora se fazem rastreios mais cedo e mais fácil detetar cáries e evitar problemas maiores quando os piolhos forem mais crescidos. 
Esperemos que não haja cáries por esses lados durante muito tempo!
Sem imagem de perfil

De Rainbow Mum a 26.02.2013 às 22:07

Olha eu tenho de certeza mais pavor do dentista que a tua piolha :) Ele farta-se de rir comigo e diz que nunca viu alguem tao apavorado. Pode ser que comece a pedir para ele usar a tecnica dos subornos comigo :) eheh. Tipo, se te portas mal cobro-te mais 20 por cento :)

A serio, e fantastico ver como as coisas tao a evoluir tao bem. Ate te digo, com autismo ou sem, qualquer puto de 5 anos se porta mal no dentista e a tua portou-se de forma exemplar! Quanto aos subornos eu farto-me de usar e resulta. Por exemplo, se se porta mal na escola ja sabe que nao ha computador quando chega a casa. E olha resulta e isso e que importa! Alias, chamaria a isso reforco positivo e nao suborno :) e digo-te se eu nao recebesse o reforco positivo ao fim do mes nao sei se ia trabalhar todos os dias :) E a base da nossa vivencia em sociedade, sermos recompensados ou penalizados pelo que fazemos e so lhes estas a ensinar isso, o que faz todo o sentido pois o resto da vida delas as coisas vao funcionar assim.

Beijinhos e estou super mega feliz de ver as coisas tao bem, de ler tanta coisa boa aqui neste blog!!!
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:32

Gostei do eufemismo do reforço positivo ao final do mês para nos obrigar a trabalhar ah ah ah, o que me ri com essa tirada :)
Eu própria nem quis acreditar o quão bem correu! Só espero que, ao gabá-la tanto, não tenha estragado as próximas idas ao dentista porque ainda faltam umas 2 ou 3 sessões e ainda tenho que submeter a outra piolha a essas lides... Mas tem é que ser uma coisa de cada vez para eu não ficar muito ansiosa nem transmitir isso às piolhas... 
Eu até me sinto bem quando vou ao dentista... Está sempre tão quentinho e confortável que acabo sempre com sono e uma vontade terrível de adormecer :) já passei muitos maus momentos mas encontrei dentistas em quem confio e tem corrido bem.


Beijos 
Sem imagem de perfil

De silvia Pereira a 28.02.2013 às 10:02

Com subornos ou sem subornos o que interessa é que ela se portou lindamente, por isso foi super positivo. Era impossível ir com a minha ao dentista, ela ia logo ter um ataque de pânico!!!


Bjinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 03.03.2013 às 13:33

Talvez mais tarde isso não acontecesse... Interessa, além da preparação, também a maturidade e à-vontade que eles sentem com quem estão. Se confiam e gostam (a piolha deu imensos beijos à dentista), já estão no caminho para que corra bem.
Sem imagem de perfil

De dentinhos a 27.11.2014 às 10:31

Ir com as crianças ao dentista não é uma tarefa fácil mas quando temos um dentista odontopediatra (http://www.clinicadomarques.pt/especialidades/odontopediatria/) especialista em tratar dos dentes dos  mais pequenos, e que ainda por cima os consegue cativar, a tarefa fica mais descomplicada.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens