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Ora bem, tem sido uma correria de informação e de troca de emails e contactos para ver se se consegue fazer tudo atempadamente - e tendo em consideração que, na véspera pouco poderei fazer porque temos um compromisso importante com as piolhas.

 

Assim, eis as últimas novidades do t2para4:

 

- contactei a Associação Vencer Autismo acerca da possibilidade de uso de imagens e do que tenciono fazer para posterior envio de fotos e notícias

- enviei informação para os jornais locais (texto em baixo) que será publicada na semana imediatamente anterior ao dia da consciencialização do autismo;

- pedi autorização - e foi concedida - para iluminar de azul a escola  para onde as piolhas irão (as salas que se veem da estrada principal e o meu atual posto de trabalho. Amanhã - vá, daqui a pouco - iremos comprar o material necessário)

- contactei a Junta de Freguesia - que fica num local de passagem bem visível e tem a particularidade de ter uma varanda - para que fosse iluminada de azul e, na impossibilidade ou recusa desta hipótese, se se poderia pendurar uma faixa com o símbolo do laço do autismo

- através do agrupamento de escolas da minha localidade, foi pedida a colaboração de todo o corpo docente nesta iniciativa, não só com o vestir azul, mas também com a possibilidade de eu poder fazer uma pequena e breve apresentação, que partilharei brevemente: uma história adaptada em PECs para ser lida na Unidade Multideficiências e Unidade de Ensino Estruturado e para que as restantes turmas da escola ma leiam a mim e outros professores, com base na premissa de que se pode aprender de várias formas com vários métodos

- elaboração de um pequeno filme, muito generalista, que seja breve mas conciso do que é o autismo

- pintura de uma faixa com o laço do autismo para colocar no interior e exterior da escola

- o professora de Ensino Especial que coordena as unidades do agrupamento de escolas sugeriu que 7 crianças e 7 professores usassem as suas caras e mãos para colorir de azul e construir a palavra "autismo": ideia que está a ser discutida para aplicação

- exposição de trabalhos (desenhos) elaborados por crianças autistas (apelo em baixo, por favor)

 

Para já, esta é a minha ideia e o que tenho andado a fazer. Tem sido trabalhoso mas tem-me entusiasmado. A Daniela enviou-me uma pequena lembrança - uma peça de puzzle azul com dois corações, em pregadeira - que tenho usado nos meus casacos e comprei, pelo Natal, uma pulseira bem gira que uso com frequência. Estas duas peças têm suscitado interesse e perguntas por parte de alunos e alguns adultos e eu explico, de forma muito simples e breve, que se tratam de símbolos para a patologia do autismo.

 

Se esta iniciativa tiver adesão e os resultados que espero, a ideia é alargar a outras patologias comuns na Unidade Multideficiências da nossa localidade e continuar um projeto de sensibilização, para minimizar o síndroma da coitadinhice e do "se fosse meu filho..." e incutir respeito pela diferença - que não deve ser contida mas sim respeitada.

 

APELO:

 

Peço, por favor, a pais de crianças com autismo (não importa a gravidade do espectro) que enviem desenhos elaborados pelos seus filhos (não importa a idade) com referência, tanto quanto possível à idade (por exemplo, num canto da folha escrever "E., 4 anos"), para o email info@t2para4.com ou t2para4@sapo.pt (vai tudo dar ao mesmo sítio). O objetivo é expôr os trabalhos no nosso agrupamento de escolas e posterior envio de notícia para os jornais locais (e talvez regionais). Vou obviamente usar os muitos desenhos das piolhas mas não chega.

Quem quiser colaborar neste projeto, poderá fazê-lo até dia 1 de abril. Basta enviar os trabalhos por email, eu imprimo e organizo tudo na escola. Os trabalhos podem ou não ser anónimos - indiquem essa informação quando enviarem mail.

O meu/nosso muito obrigada desde já.

 


Texto que foi enviado aos jornais locais/Junta de Freguesia:

 

Venho apresentar a iniciativa "Light it up Blue" - Autismo e saber se poderei contar com o Vosso apoio.
 

O movimento "Light it up blue" que ocorre a 2 de abril, sobre o dia mundial da consciencialização do autismo, é uma iniciativa anual que pretende alertar para a temática do autismo e sensibilizar a população para esta patologia. O pretendido era iluminar a fachada ou varanda da Junta de Freguesia de azul (com holofotes de jardim, por exemplo, que ficariam a meu encargo) mas, caso não seja permitido ou possível, há a hipótese de se pendurar na varanda da Junta uma faixa com o símbolo do autismo (imagem em anexo) - que também ficaria a meu encargo.

 
O que eu pretendia não tem nem nunca terá custos envolvidos nem toca sequer na questão de dinheiros. O que eu gostaria era uma maior sensibilização da população, algum conhecimento - ainda que mínimo - e algum respeito pelo que pais como eu passam... Não é fácil para um estranho ouvir ou ver uma birra que facilmente se associa a má-educação quando, na verdade,se trata de um  meltdown (aquilo que eu designo por "birra autista") mas é muito mais difícil e doloroso para um pai de criança autista passar pelo que passa e ainda ter que lidar com comentários alheios...
 
A nível geral, as pessoas, individualmente, não precisam de mudar lâmpadas :) basta que, no dia 2 de abril, vistam uma peça de roupa azul, coloquem uma toalha/pano azull numa janela, acendam uma vela azul, por exemplo. O simbolismo é a cor azul, a cor escolhida para assinalar o autismo. E, em jeito de logótipo, além da cor, temos também as peças de puzzle encaixadas.
 
Sobre o autismo, de forma generalista:
O autismo não é uma doença; é um complexo distúrbio neurológico que dura toda a vida de uma pessoa, é uma perturbação do desenvolvimento global das funções cerebrais que, regra geral, se manifesta nos primeiros três anos de vida e impede a pessoa de organizar e compreender a informação que é transmitida pelos sentidos. Esta alteração cerebral apresenta as seguintes características principais:
 
- Défice na interacção social;
- Défice na comunicação verbal e não verbal;
- Défice da imaginação/capacidade simbólica;
- Interesses e actividades limitados.
 
Estas características manifestam-se em cada pessoa de formas e intensidades diversas, o que dá origem a um leque muito variado de situações enquadráveis no diagnóstico das Perturbações do Espectro do Autismo. Não são conhecidas as causas do autismo, os pais não são os causadores/culpados do autismo dos filhos mas uma consciencialização cada vez maior do problema pode ajudar as famílias.
A experiência tem demonstrado que o melhor tratamento para pessoas com autismo é uma detecção precoce e um tratamento especializado cujo objectivo é tornar as pessoas mais conscientes do meio que as rodeia, indo ao encontro das suas necessidades específicas.
 
Sinais de alerta:
Os seguintes "sinais" podem indicar que a sua criança está em risco e devia ser supervisionada para garantir que ele/ela está com o desenvolvimento padrão ideal. Se o seu bebé apresentar alguns dos seguintes sinais, peça ao seu pediatra ou médico de família uma avaliação.
- não ri ou tem outra qualquer expressão de felicidade dos 6 meses em diante;
- não imita sons, sorrisos ou outra qualquer expressão facial a partir dos 9 meses;
- não responde ao nome quando o chamam, por volta dos 10 meses;
- não palra aos 12 meses;
- é demasiado agitado ou hiperativo;
- não aponta, agarra, mostra ou acena aos 12 meses;
- não diz qualquer palavra aos 16 meses;
- não diz frases de duas palavras com sentido (sem imitar nem repetir) até aos 24 meses;
- perde qualquer tipo de linguagem
 
Mais informações detalhadas em http://www.inr.pt/content/1/222/que-autismo 
 
Mais uma vez, o meu/nosso muito obrigada.
 

publicado às 03:41

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