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Por aqui continuamos com os preparativos para levar a cabo as iniciativas a que nos propusemos. Não tem sido fácil ter imaginação para tudo e não sucumbir à preguiça mas nada que um café fora com as piolhas (leia-se que elas tomam descafeinado diluído com água) ou um doce desportivo (como dizem os outros tolinhos que andam sempre aos pinotes) não ajude a resolver.

 

Depois desta faixa e deste pequeno texto adaptado, disponível em http://www.inr.pt/content/1/222/que-autismo :

 

 

 

que será o mote introdutório da exposição de trabalhos - já vou tendo alguns mas podem ainda enviar! -, da pintura da faixa de tecido que ficará na rede do campo de futebol da escola, da preparação das luzes e da criação da história das "Ervilhas Especiais", faltava ainda uma apresentação dinâmica e interativa que eu pudesse utilizar nas escolas/bibliotecas/etc. e que explicasse - sem ser uma grande seca - e de forma simples mas verdadeira o que é o autismo.

 

Surgiu isto:

 

Quando aparece a indicação "fim", é o final da história - que requer interação por parte da audiência - mas não o final da apresentação. Para começar, basta um clique do rato. O video pode demorar um pouco a carregar mas vale a pena vê-lo.

 

NOTA: Esta apresentação pode demorar alguns segundos a carregar.

Por favor aguarde...

 

 

 

E pronto, para já, é isto...

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publicado às 20:19

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4 comentários

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De Sandra a 28.03.2013 às 21:44

Numa palavra - parabéns!
E em mais palavras, explicando o porquê dos parabéns:
Parabéns, acho que está muito, muito claro sem cair no expositivismo que faz desligar  o botão da atenção.
Sabes, o facto de a história das Ervilhas Especiais ser apresentada primeiro em PECs e só depois ser legendada prende muito, porque acaba por ser um desafio de leitura giríssimo. E uma coisa que não posso deixar passar sem referir é que penso finalmente ter entendido como uma pessoa autista se sente de facto com demasiados estímulos - eu já sabia que isso acontecia e sabia o resultado que dava, mas ter de gerir aquela sirene, tão inesperada quanto agressiva, com a perspetiva do cheiro forte a baunilha (escolheste bem porque é um cheiro que, pelo menos para mim, pode dar para o bastante enjoativo, quando forte), e ainda mais coisas fez-me realmente entender (= percecionar o efeito que isso realmente dá, e não apenas ter a noção teórica)...
A história da Maria também está muito boa, porque apresenta muito bem o porquê do refúgio num mundo tão diferente do nosso sem deixar que esse mundo seja percecionado como pobre ou mau, e também porque salienta pontos fortes da Maria que poderiam passar (e provavelmente passariam) despercebidos a olhares menos atentos. A associação da Maria a um planeta diferente que lhe impõe algumas diferenças mas também alguns super-poderes (à Super-Homem) está bestial!
Correndo o risco de ser repetitiva - muitos, muitos parabéns, podes contar com bons resultados no dia 02!
:-)
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De t2para4 a 28.03.2013 às 21:52

Obrigada!


Ainda bem que me fiz entender na questão dos estímulos pois é complicado explicar o que sentem as piolhas, por exemplo, ao ter que gerir sons que, às vezes, nem são nada agressivos! Uma delas atrofia com o autifalante dos quiosques de chamamento de consultas e o som é suave... Mas eu queria mostrar o quão irritante é para nós - que não temos nenhum problema de gestão sensorial - ouvir barulhos irritantes e sentir cheiros que enjoam e ainda ter que continuar fortes e firmes no nosso caminho. Esqueci-me da questão do tacto mas pronto, não posso lembrar-me de tudo ;)


gostei muito do video da Maria e daí tê-lo colocado no ppt para ajudar a perceber sem entrar em termos médicos. Queria prender os miúdos e que eles não achem uma seca...


Obrigada pelo teu feedback!
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De Célia Lopes a 30.03.2013 às 12:35

Olá! Acho que já está tudo dito! Consegues realmente transmitir a mensagem de uma forma inédita! Estás de parabéns, não só pela apresentação, mas por tudo o que fazes no dia-a-dia, a forma como consegues ser uma SUPER MÃE! Admiro-te muito e estás constantemente a surpreender-nos!!!
No dia 2 nós também estaremos todos juntos a festejar o dia à nossa maneira:) com as nossas roupinhas azuis.... depois mando-te fotos!!! A minha pequenita também vai de azul e foi falar com a Educadora para nesse dia, fazerem algum trabalho relacionado com o autismo... vamos ver no que dá:):)
Beijinhos e uma Feliz Páscoa!
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De t2para4 a 31.03.2013 às 21:08

Obrigada, Célia!
Temos muito em comum, além da garra e energia, acho que ambas conseguimos esforçar-nos por transmitir uma mensagem sem grande margem para interpretações à parte. Espero que corra bem :)
Depois partilha as tuas novidades do dia 2!


Beijos grandes

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