Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Apesar da interrupção forçada pelo meio - leia-se, a minha ida aos HUC -, as minhas ações de sensibilização continuam e recebi alguns convites bastante interessantes (e não, não há custos nem lucros envolvidos. É tudo por amor à camisola).

Têm-me chegado às mãos e ao email feedback sobre imensas iniciativas, desenhos fantásticos de alunos e até um poema que me deixou bastante emocionada: a turma deveria fazer um poema alusivo à primavera, no seu horário de biblioteca, mas pediu à professora para escrever algo sobre o que a escola estava a promover. E assim foi. Saiu algo fantástico. Fiquei verdadeiramente impressionada com o gesto e com o carinho. Assim, do 2º C, da EB nº 1 da Lousã, sairam estas linhas:

 

 

Os desenhos não ficam atrás. Este lembra-me alguém... 

 

 

Este desenho está fenomenal pelo que transmite: dois miúdos iguais e se não fosse a indicação "o Rodrigo é autista", quem notaria a diferença? Acho que a mensagem passou bem.

 

 

Sendo o autismo um assunto tão complexo de definir, de sentir e quanto mais de explicar, apesar de se pegarem em alguns estereótipos, a verdade é que creio que os alunos perceberam a realidade que rodeia algumas crianças autistas em idades precoces.

 

 

 

 

Mas, não se pense que ficamos por aqui. Na minha caixa de email, estavam lá estas informações:

 

"A EPV vestiu-se de azul"

 

E temos professores, alunos e até o Diretor Pedagógico vestidos de azul e com papel relevante na sensibilização. A Célia já tinha feito um excelente trabalho anteriormente, não necessariamente relacionado com o autismo, e é daquelas pessoas com quem é fácil trabalhar e que se rege por um alto padrão de valores que aprecio muito. É raro encontrar pessoas assim. Gostei de auxiliar naquele projeto e esperemos que se sigam mais.

 

E, mais estas informações, deixadas pela Sandra, também de azulinho:

 

 

No blog (é um link, clicai!) http://www.estruturar-te-ddinis.blogspot.pt/2013/04/a-d-dinis-mais-azul-do-que-nunca.html vê-se uma das escolas de Coimbra empenhada em sensibilizar e chegar mais além. Adorei as atividades propostas e a participação de todos. 

 

E no site www.maisopiniao.com registaram-se imensos cliques na ligação para informação sobre a temática. Tal como diz o "nosso boss editorial", "a ignorância é uma doença com cura".

E até o nosso terapeuta da fala repara que cada vez mais fazemos com que a ignorância e o desconhecimento não seja mais uma dor a lidar a par com o autismo. Se pudermos tentar obter um pouco de compreensão e respeito, então, já valeu a pena.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:43

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens