Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Passeio a Aveiro

por t2para4, em 21.07.13

Aceitámos o convite e fomos até Aveiro. Havia o desejo de conhecer alguns cantinhos daquela cidade - no que levar as piolhas connosco nos permitisse -, a começar pelo Museu de Aveiro.

 

O Museu de Aveiro fica numa zona bastante central e de fácil acesso. Não fosse o estacionamento pago do Fórum (shame on you! Em Coimbra, todos os estacionamentos de shoppings são gratuitos!) e até em estacionamento era uma beleza! Não há qualquer dificuldade en dar com o Museu que fica bastante perto da Sé e do Parque D. Pedro V.

 

Por partes: o Museu de Aveiro é um museu de História e Arte, instituído no antigo Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina. A área monumental evidencia o traçado conventual que remonta ao séc. XV, designadamente da Igreja de Jesus e do claustro, concluídos no séc. XVI, o estilo Barroco do coro baixo, com o túmulo da Princesa Santa Joana (1693-1711), do coro alto e de diversas capelas devocionais, dos sécs. XVII e XVIII, e a fachada “apalaçada”, fisionomia do museu, do séc. XVIII.

A exposição permanente apresenta obras de Pintura, Escultura, Talha, Azulejo, Ourivesaria e Têxteis, dos sécs. XIV-XV ao séc. XIX, provenientes de conventos extintos de Aveiro e de outras regiões do país. Da colecção do Livro Antigo e dos Manuscritos, documentos da fundação do convento e da vida da Princesa Santa Joana (m. 1490), filha de D. Afonso V, figura incontornável na história do Convento.

Gostei bastante de ver as talhas douradas e algumas peças. Não tenho boas fotografias porque isso implicava usar flash - o que é proibido e para o qual fui chamada à atenção 3 vezes... -, mas sempre que a máquina tinha onde buscar luz e sem recorrer a tripé, lá arranjei algumas imagens bem bonitas.

Coloquei o meu telemóvel nas mãos das piolhas e elas fizeram a sua própria cobertura fotográfica. E até se safaram muito bem! Têm fotografias muito castiças entre (imensas!) mal tiradas.

 

 

 Utensílios de farmácia, em exposição logo à entrada do museu, perto da bilheteira (foto das piolhas)

 

 

Claustro do Museu (antigo convento) e escultura da exposição temporária (duas últimas imagens, autoria das piolhas)

 

 

Pormenor lindíssimo do teto de uma das capelas do Museu. Adoro aquelas estrelas.

 

Estas colunas e quadros estavam numa das alas com outras esculturas de cariz religioso e relicários. Adorei a conjugação.

 

Depois do almoço, em jeito de picnic, fomos dar um passeio ao Jardim D. Pedro V. Apesar de estar em recuperação, valeu a pena pois é muito bonito e agradável. Fica na zona ajardinada da Baixa de Santo António, densamente arborizada, com variadas fauna e flora, e ainda um lago de razoáveis dimensões. No seu interior destaca-se o coreto em ferro forjado do início do século, e o Museu de Caça e Pesca (que estava fechado e não visitámos).

 

 

Coreto que mostra a arquitetura do ferro forjado, do início do século XX

 

 

 

 

 

 

 

Depois de dar uma volta ao lago, fomos até outras bandas, à beira da Ria. 

 

 

 

 

O Centro Cultural e de Congressos é parte de um edifício emblemático da arquitectura industrial Aveirense.

Fábrica Jerónimo Pereira de Campos é a antiga designação deste edifício, que acentua o carácter, junto com outras marcas da indústria da cerâmica na região.

 

 

 

Fartámo-nos de rir com os dizeres destes moliceiros. Delicioso.

Havia passeios nestes barcos, tão típicos de Aveiro, mas não arriscámos. 

 

Estação de Aveiro. Adoro de paixão aqueles azulejos. A nossa estação de comboios também tem uns lindíssimos mas longe dos nossos olhos, de momento, por razões políticas. 

 

A Estação de Aveiro é uma das mais bonitas estações do país. Actualmente, o edifício antigo (talvez venha a tornar-se num edifício museu) fica ao lado de uma moderna estação ferroviária. Os painéis de azulejo presentes em todo o edifício recebem e despedem-se em tons de azul e branco de quem chega ou deixa Aveiro. Os painéis, que têm vindo a ser recuperados ao longo dos anos, contam histórias de Aveiro e das suas gentes, das suas profissões, da sua história e da sua paisagem. A estação de Aveiro faz parte da Linha do Norte da CP e nela começa a Linha do Vouga.

 

 

 

E, por toda Aveiro, se viam peças deste género - de que eu gostei bastante! - e que acho muito originais. Não deu para fotografar todas mas fica a ideia.

 

E não viemos embora sem comer os divinais ovos moles!

Para terminar o rol de fotos, ficam os "apanhados" das piolhas à mãe e vice-versa!

 

 

 

 

Balanço: foi uma saída na companhia da avó e da tia qque até correu muito bem. Tirando um ou outro stress no museu (insistir em mexer, muitos saltos e correrias, mas nada que uma boa palmada não tenha resolvido), as piolhas caminharam tanto tanto tanto a pé que até me admiro não terem melgado mais com as queixinhas do costume "eu quero o carro", "doem os joelhos", "mais pé não!". Estão mesmo numa fase em que conseguem usufruir do que vivenciamos, conseguem contextualizar com as devidas relações o que lhes é explicado com o que veem/sentem/ouvem/cheiram, acho que já conseguem perceber o objetivo de um passeio para fora da sua localidade.

Neste momento, as piolhas estão como qualquer menina que faz as delícias da mãe: companheiras.  

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:24

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens