Foi muito interessante. E cansativo. E acabámos por perder mais tempo à espera dos transportes do que a viajar neles  mas fazemos um balanço muito positivo.

O dia começou com um picnic no parque da nossa cidade, com a tia. Levámos uma mantinha, comidas leves, fruta e água e lá estivemos nós, à sombra, a ver o rio Mondego, a aproveitar a brisa fresca, a deixar andar as piolhas à vontade.

Dali, a pé, seguimos pela beira-rio até à casinha dos SMTUC (transportes de Coimbra) para comprar os cartões para andarmos no Pantufinhas e de autocarro. Como o Pantufinhas estava na sua pausa para almoço, caminhámos mais um pouco e fomos até à Estação Nova apanhar o combóio. Dada a novidade e sem saber como reagiriam as piolhas à confusão de pessoas, aos barulhos e movimentos da estação, optei por arriscar uma viagem Coimbra A - Coimbra B (que fica caríssimo, já agora).

Foi interessante tê-las sempre comigo e com a tia, a acompanhar tudo o que fazíamos: desde a compra do bilhete até à viagem em si. Foi também muito bom para mim, matar saudades de andar de combóio, sentir os movimentos e os ruídos característicos. As piolhas deliraram! É uma experiência a repetir, desta vez, para mais longe! A maior seca foi mesmo ter que esperar pelo combóio de regresso... Mas foi uma boa experiência terem a noção da diferença entre estações, de outros meios de transporte igualmente confortáveis e seguros. O mais estranho para elas, quer no comboio quer no autocarro, foi não ser obrigatório por os cintos :)

De regresso ao centro de Coimbra, esperámos horrores pelo Pantufinhas mas ele lá apareceu. O Pantufinhas é um miniautocarro elétrico que circula na zona alta e histórica da cidade, ainda que o percurso seja curto e não cubra toda a zona alta. Mas é excelente para se conhecer as ruelas mais antigas sem fazer o percurso a pé (até porque os tempos da faculdade já lá vão e eu já não tenho estaleca para subir a Couraça toda até à FLUC sem que me dê uma apoplexia pelo caminho e muito menos com duas piolhas lingrinhas comigo!!!). Mais informações aqui.

Depois de regressarmos à Portagem, demos uma corrida e apanhámos um autocarro à séria que nos deixou no local onde tínhamos estacionado o carro. Quase não valia a pena a viagem pois foi só de uma paragem à outra, aí uns 500 metros, mas deu para mostrar a diferença entre transportes às piolhas e elas adoraram.

O dia ainda contou com uma visita à bivó, depois de passar por um shopping para lhe levar umas coisas, que nos ofereceu feijão tremoceiro (algum ainda por descascar) e ficou impressionada com o facto de as bisnetas estarem tão altas e tão perto de entrarem para a escola...

No final do dia, estavam estoiradas. Não foi preciso dizer que estava na hora de ir para a cama, uma das piolhas veio ter comigo e disse "Acho que vou dormir, estou um bocadinho cansada..."

Foi uma excelente oportunidade para treinarmos comportamentos, adaptações e reações. E, apesar do cansaço e de uma birrinha de sono perfeitamente controlável, valeu a pena.

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.