Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Passeio de fim de semana

por t2para4, em 19.03.11

Hoje fomos passear! Soube-me pela felicidade ver a minha família unida, feliz, normal, a passear. Fez-me sentir... feliz (passo a redundância). Esteve um dia lindo, muito quente, com um sol fantástico, deu para irmos à praia descontrair e tirar umas fotos.

 

Como qualquer criança autista, as minhas piolhas reagem mal a imprevistos ou a situações inesperadas. E, como qualquer criança autista, criam rotinas a partir de pequenos gestos e cabe-nos a nós lidar com isso da melhor forma e tentar contornar essa situação. Arranjámos algumas estratégias que temos vindo a pôr em prática desde o dia em que uma das piolhas teve um ataque de nervos por causa de uma situação imprevista e resultou num choro tal que ia vomitando tudo. Assim:

- dizemos que vamos sair, agora ou mais tarde, mas que primeiro ainda há coisas para tratar (pode acontecer atrasarmo-nos e depois é um problema)

- generalizar. Por exemplo, dizemos que vamos a Coimbra por outro caminho, ou que vamos a um lugar diferente em Coimbra e que depois vamos sair para outro  lugar;

- reforçamos as alternativas: outro caminho, outro lugar, vamos lá mais tarde, etc.

- insistimos nas acções temporais: "daqui a pouco vamos a Coimbra, depois almoçamos e depois vamos à praia"

- se notarmos que alguma das piolhas não está aregair bem a alguma mudança, tentamos acalmá-la explicando tudo o que se vai passar ou vamos fazer.

 

Tem resultado, embora nem sempre seja fácil gerir isto. Muitas vezes, vou no improviso.

Bem, de manhã lá preparei as coisas para sairmos (lanches, água - para evitar gastar dinheiro fora- , fraldas e mudas de roupa), ainda estendi duas máquinas de roupa na varanda ao sol (poupou-se no ar condicionado e enxugou-se a roupinha toda), o marido abriu as janelas todas para arejar a casa e descemos à garagem (ainda deu para espreitar as minhas culturas - vai tudo a germinar e algumas coisas têm ramos bem altos - excepto as árvores e a salsa - esta devia vir traficada porque nem um raminho nasceu!). Seguimos para Coimbra e fomos comprar uns óculos de sol para as piolhas (desta vez comprámos uns como deve ser, com lentes polarizadas e caixinhas) que foram escolhidos por elas. Ficam lindíssimas com eles! E sabem usá-los muito bem!

Dali, fomos até à Figueira da Foz onde almoçámos e ficámos para passear à  beira mar e tirar fotos.

O almoço correu tão bem que até tenho medo de falar disso. Antes nem nos atrevíamos a tirá-las dos carrinhos e davamos-lhes uma sopa rápida na boca e almocávamos nós depois qualquer coisa rápida porque nem pensar estarmos muito tempo parados. Agora, a diferença é abismal: sentam-se à mesa, comem sozinhas, almoçamos todos ao mesmo tempo, variamos as comidas, acompanham-nos nas refeições. O marido até dizia hoje "Estamos a ter uma refeição normal, como pessoas normais." Eu sei que a noção de "normalidade" é muito relativa mas, sempre que comíamos fora e eu via uma criança (bem) mais nova a comer de tudo e a fazê-lo sozinha, eu sentia-me definhar por dentro e só pensava onde teria falhado porque as minhas filhas não conseguiam fazer aquilo.

 

Anyway, lá fomos para a praia e foi maravilhoso. Adoro o mar, o som das ondas, o cheiro a maresia, a claridade do sol, o vento a bater na cara e os salpicos a saber a sal. É muito muito bom. Único. E torna-se ainda mais especial quando o partilhamos com alguém especial e regressamos aos mesmos sítios onde tirámos fotografias quando eu ainda estava grávida. É giro comparar o antes e o depois. É muito melhor o depois.

 

Não trocaria o dia de hoje por outro dia qualquer. Foi um dia do pai à maneira.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:43

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De lia ribeiro a 20.03.2011 às 00:11

olaola mama
muitos parabens ao papa!!

muitos parabens a vcs os dois, k lutam e lutam cada dia pelo bem estar das princesas....e hj viram k os vossos esforços tao a ter frutos ;D MUITOS PARABENS E NUNCA DESISTAM!!!

bjk fofos
lia, didi & pepe26m+4s
Imagem de perfil

De t2para4 a 20.03.2011 às 20:29

Olá, Lia, bem vinda!
Obrigada pelas tuas palavras. Parece fácil - acho que as palavras não mostram o trabalho e o esforço que está por trás de cada coisa que fazemos. Ainda agora estava uma a moder os dedos e a outra a atirar-se ao chão... Assim, do nada... Tal como surgiu, passou...
Às vezes cansa sermos fortes mas cá nos arranjamos.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens