Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Roda Comunicativa

por t2para4, em 05.04.11

É a mais recente estratégia que estamos a utilizar nas sessões de terapia da fala e respectivos trabalhos de casa. Parece ser muito simples mas, por vezes, surgem algumas dificuldades e ainda estou a saber lidar com elas. Esta semana, por exemplo, o jogo que o terapeuta nos enviou não dará resultados: não consigo fazer com que as piolhas se acalmem e joguem aquele jogo daquela maneira específica, mesmo tendo eu já inventado sei lá quantas voltas para chegar lá. Estão muito teimosas e birrentas. Atribuo este facto ao tempo e à chegada da Primavera. A maioria das crianças na escola também andam assim: eléctricas, irrequietas, birrentas. Deve ser um efeito secundário do pólen :)

Bem, adiante. Tenho que pedir ajuda ao terapeuta para dar a volta àquele jogo e levá-las ao objectivo final.

 

A roda comunicativa ou roda da linguagem prevê o conhecimento de diferentes tipos de palavras: nomes, adjectivos, perguntas, pronomes de posse (meu, teu...), verbos (porque indicam acções), advérbios (longe, em cima...), palavras que descrevam sentimentos e palavras sociais (adeus, beijos,...). A ideia é ir incluindo estas palavras, de forma contextualizada e consciente, em brincadeiras e acções do quotidiano. Tenho feito isso na nossa rotina do dia a dia, por exemplo, quando estou a arrumar algo ou a tirar a louça da máquina e vou comentando: "esta caneca é do café do pai" ou "este copo está sujo. Assim fica feio". As piolhas acabam por ir assimilando e, felizmente, reproduzir alguns desses comentários em contextos diferentes sem recorrerem à ecolália.

 

Falar de acontecimentos passados, recentes ou não, ainda é uma utopia: colam-se às minhas perguntas e repetem o final. Por exemplo:

t2para4 - Então, brincaste muito na escola?

Piolhas - Brincaste muito na escola.

t2para4 - Fizeste desenhos?

Piolhas - fizeste desenhos.

t2para4- Portaram-se bem?

Piolhas - porta bem.

 

Não respondem a nenhuma questão mas sabem tranformar a entoação da pergunta em declaração na sua resposta. Estamos a treinar estas questões através de uma folha com símbolos que nos é dada diariamente. Nela constam as pessoas que lidam com elas durante a semana, as actividades que realizam dentro e fora da sala, sozinhas ou acompanhadas. Vamos ver o que nos espera.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:18

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens