Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como fazer um bolo arco-íris

por t2para4, em 10.08.14

E aqui se segue uma série de posts sobre o aniversário das piolhas que já deveria ter saído há imenso tempo... Mas, agora também dá.

 

As piolhas quiseram, à semelhança do que fizemos no ano passado, seguir o tema "My Little Pony". E, claro, o bolo teria que ser algo neste âmbito. Mas, ao invés de oo comprar, decidi fzê-lo eu mesma. Juro que, na véspera da sua confeção até dormi mal e sonhei com bolos coloridos grande parte da noite.

Fiz algumas pesquisas no google e dispensei os vídeos. E decidi seguir o mais simples e evitar confusões, até porque eu teria que fazer 2 (sim, dois) bolos: um para o almoço do dia de aniversário e outro para levarem para o ATL, no dia seguinte.

 

Assim, muni-me do que precisava e não tinha: corantes, uma forma redonda média sem buraco, muita paciência. E decidi-me por um bolo de iogurte, absolutamente banal.

 

A receita que usei foi esta, em dobro, para que o bolo ficasse alto e pesado, uma  vez que, a minha ideia, era que ele tivesse no mínimo 6 cores.

 

4 iogurtes de coco (que podem ser naturais ou de outro sabor qualquer)

1 copo (o do iogurte) de óleo

5 copos de açucar

8 copos de farinha

1 cálice de licor beirão (convém ser algo incolor ou com pouca cor)

8 claras (as gemas alteram as cores dos corantes. Guardei-as para usar em mousse de chocolate caseira, by Yämmi)

 

Não usei fermento e optei por bater as claras em castelo. No fim de misturados todos os ingredientes, pesei a massa que rondava os 2,700 kg. Dividi este valor por 6 e separei essa porção em 6 tacinhas, com a ajuda de uma concha.

 

Untei a forma com óleo e a ajuda de um pincel e polvilhei de farinha mas, na vez seguinte, já só pincelava com óleo.

Depois de tudo a postos, foi a vez de começar a colorir. E eu tinha que ser comedida pois os corantes tinham que dar para os 2 bolos.

Vermelho - gotas (usei umas 10) do corante vermelho mas ficous empre rosa. Não fiz questão de inventar mais nada.

Laranja - 6 gotas de corante amarelo e 2 de corante vermelho.

Amarelo - 10 gotas de corante amarelo.

Azul - 8 a 10 gotas de corante azul.

Verde - 6 gotas de corante amarelo e 2 de corante azul.

Roxo - 6 gotas de corante vermelho e 2 de azul.

No caso de as cores não ficarem ao gosto esperado, é só uma questão de ir juntando mais gotas até apurar. Não esquecer de lavar as varinhas entre massas, senão ficam as cores todas misturadas.

 

Vai ao forno, uma massa de cada vez (porque só tenho 1 forno e 1 forma), tipo panqueca. Fui espetando com um palito a ver quando estavam prontos - uns 10 a 15 minutos chegam - e depois virava a forma para cima de um pouco de folha de alumínio para irem arrefecendo. Entre cada fornada, não esquecer de untar a forma senão o bolo parte ou agarra.

 

 

 Depois de frios, é só encamá-los seguindo a ordem das cores do arco-íris. O recheio pode ser o que quisermos. Eu optei por usar chantilly num e natas batidas (mas ainda um pouco líquidas) no outro.

 

 

Fui pondo no frio enquanto ia preparando as coisas porque o chantilly depois não fica com a espessura desejada. No final, e com o calor que estava, de porta do frigorífico aberta, acabei de enfeitar o bolo: cobri-o de chantilly, salpiquei-o de confetes de açúcar coloridos, espeitei umas velas todas giras em cima de bases de açúcar e coloquei os poneis que as piolhas escolheram e que foram feitos pela Dragões e Criaturas Inc.

 

 

E, contrariando o marido e a minha mãe que achavam que o bolo não ia ficar nada de jeito e que valia mais comprar um e blá blá blá mi mi mi, eu fiz uma dança da vitória depois de sopradas as velas e fatiado. Estava lindo, húmido, delicioso!

 

 

O bolo do ATL foi apenas regado com as natas, depois de todo espetado com um palito das espetadas, e não levou recheio. Ficou mais simples mas igualmente saboroso e não sobrou nada para contar a história!

 

 

De manhã foi só colocar as mesmas decorações, enfiar o bolo numa caixa e ir cantar os parabéns e comer!

 

Como se vê, apesar do trabalho (afinal, acabei por fazer e cozer 12 bolos, no total), fica bem mais barato e imaginativo criar algo em casa. As piolhas estavam todas orgulhosas do seu bolo Rainbow Dash, feito pela mãe. E eu toda feliz por vê-las tão felizes. E é isso que importa!

E, sem o esperar, acabei por ter muita sorte: os gatos dormiram toda a tarde e não andaram debaixo dos meus pés a empatar-me; as piolhas estiveram entretidas no quarto, onde parecia ter passado um furacão força 10.

 

 

publicado às 15:02

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Sónia a 10.08.2014 às 16:24

Muito fixe! Ficou mesmo giro! Se eu tivesse tempo e paciência até fazia um assim para o meu monstrinho, que adora tudo em arco-íris :D A ver se dá...
Comigo também a minha mãe está sempre a mandar vir que era melhor comprar um bolo em vez de fazer... mas eu acho que não tem nem o mesmo sabor nem o mesmo valor. E as recordações deles estarão cheias do carinho com que lhes fizemos estes miminhos :)
Obrigada pela receita ;)
Imagem de perfil

De t2para4 a 10.08.2014 às 16:32

De nada!
O que custa mais neste bolo é o trata-lo como panqueca mas não numa frigideira, o que dificulta o serviço. Mas o resultado vale bem a pena. Experimente fazer. De certeza que o piolhito vai delirar :)
Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.08.2014 às 23:48

Boa! Eu já tentei uma vez fazer assim um bolo colorido e disse cobras e lagartos do resultado - é que a receita que eu vi dizia que umas três ou quatro gotinhas de corante chegavam, e eu nem com umas dez cheguei à intensidade da cor desejada; isso, e mais o pormenor de a parte azul do bolo me ter saído verde, o vermelho ter saído laranja, e etc. etc. etc., já vês...
E afinal o segredo é bem simples e tu apontaste-o aqui - é mandar as gemas passear para outro lado! Até há umas duas ou três semanas, eu nunca tinha experimentado um bolo sem ovos (já experimentei e gostei bastante - pouquíssimo trabalho para um resultado ótimo), agora vai ser a vez de um bolo com claras, mas sem gemas!
Imagem de perfil

De t2para4 a 11.08.2014 às 08:03

eh eh eh eh o problema não são os corantes (usei os líquidos da vanilé) mas sim haver gemas no bolo, o que já confere cor... O truque é mesmo usar as gemas noutra confeção. Eu usei as de um numa mousse caseira e as do outro bolo no arroz doce (claro que, para isto, pus a Yämmi a trabalhar para mim). Aproveitei tudo e o bolo ficou com as cores desejadas exceto o vermelho que ficou rosa escuro mas que se lixe :)
Sem imagem de perfil

De Sofia Costa a 25.08.2014 às 23:52

Olá meninas,


Encontrei uma outra forma de fazer bolo de iogurte colorido no programa do Chakall com a Mariza Liz. 
Link: http://sicmulher.sapo.pt/programas/Chakall_com_uma_pitada_de___/2014/06/05/chakall-com-uma-pitada-de...-marisa-liz


No entanto, o vosso está *****! Deviam mandar fotos para o programa ;-)))!


Continuem a fazer coisas bonitas! 
Beijinhos,
Sofia

Imagem de perfil

De t2para4 a 31.08.2014 às 08:46

Muito obrigada pela partilha e pelo elogio!!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens