Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Desolação

por t2para4, em 19.06.17

Amanheceu um sol laranja, completamente tapado por um filtro de cinza que nos permitia olhar para ele sem ferir os olhos. Chove cinza e o vento, quando decide soprar, arrasta ainda mas cinza vinda sabe-se lá de onde... Está um cheiro impossível. Está escuro. E já trovejou mas apenas caíram meia dúzia de gotas...

Na escola, a bandeira a meia haste e nós a tentar controlar, logo no carro, os poucos filtros das piolhas e a explicar que não precisam de tapar o nariz com a mão, que não precisam de fazer comentários alguns sobre o que se passa, que não precisam de se preocupar, que está tudo bem na nossa localidade, que bebam muita muita água.

Diz-me uma das piolhas "toma cuidado, mãe..." e o coração fica pequenino... Trabalho numa área onde o fogo lavra sei lá há quantas horas, onde já se cortaram estradas... A nossa bela serra, aquele paraíso que vejo todas as semanas a caminho do trabalho, aquele paraíso por onde nos perdemos no fim de semana passado é agora um inferno, um amontoado de cinzas... Não sei o que me espera quando chegar ao trabalho mas certamente não serão aulas. Hoje deixarei os alunos desabafar, chorar, fazerem as perguntas que quiserem, descansar se assim for. Fui à farmácia há pouco e diziam que estavam a pé desde as 2h30 a atender pessoas que vinham da Castanheira de Pêra, de Góis, da Pampilhosa da Serra e sei lá mais de onde com queimaduras... E que alguns dos meus alunos andavam ao lado dos pais e outros familiares, nas aldeolas perdidas no meio da serra, a tentar lutar contra um Golias indizível... 

Parece que estamos noutra dimensão... Há folhas inteiras queimadas em cima dos carros, nas varandas, no chão. Eu sei que as trovoadas secas são fenómenos naturais, acontecem e pronto, não dá para evitar... Mas isto? Este tamanho? Estas mortes, estas desgraças?

Estamos tristes e desolados. 

 

 

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:49

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens