Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Feliz dia da Liberdade"

por t2para4, em 25.04.15

As piolhas queriam cravos vermelhos.

Começam a conhecer e a compreender os contornos históricos recentes de um Portugal que também é o delas.

Ouvem canções, outrora proibidas, e já conseguem perceber que falam de liberdade e de direitos individuais.

Percebem que "ser livre de sonhar e de voar" não o era permitido no tempo dos seus avós, bem jovens na altura e que viveram uma infância votada ao racionamento, ao trabalho, à divisão sexista e classista.

Começam a entender que, quando o "povo é quem mais ordena", significa que as coisas funcionam de maneira diferente e não há absolutismos como em tempos de reis e imperadores.

Sabem que hoje, 25 de Abril, é dia de se dizer "feliz dia da liberdade", ainda que, esse conceito, por si só e acompanhado com toda a carga histórica que se lhe acresce, seja muito muito mais complexo do que aparenta.

As piolhas, mesmo no meio de toda a dificuldade sensorial e comportamental que viveram esta semana, captaram o essencial da história "O Tesouro" e das músicas que ouviram, desenvolveram uma nova consciência, perceberam que há proibições sem sentido e liberdades abusadas.

E, se as minhas filhas foram capazes de perceber tudo isso, eu ainda pergunto porque não se percebe o que está a acontecer ao nosso Portugal livre, ao nosso Portugal sem as canções proibidas mas que, todos os dias, se acorrenta um bocadinho seja porque alguém quer calar a imprensa, seja porque acham que coberturas eleitorais não deveriam ser permitidas, seja porque os próprios cidadões se esqueceram de se respeitar mutuamente, seja porque o próprio governo se esquece de fazer respeitar um dos nossos maiores e mais importantes documentos, a Constituição.

Lamento - e contra mim falo - não termos a coragem, a bravura, a sensatez e a valentia que tiveram os nossos egrégios avós.

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:31

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens