Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Fomos à neve. E mais qualquer coisa...

por t2para4, em 03.03.15

Volto a afirmar que consideramos importante este tipo de vivências, desde uma simples ida ao supermercado a uma viagem algo mais longa. A experiência visual, sensorial, real de estar ali, naquele lugar, e poder saber mais sobre ele, in loco, não se compara ao que se aprende através dos livros ou net. E há sempre algo que os nossos olhos vêem de diferente e que uma câmara não consegue captar.

Fomos de viagem até à Serra da Estrela, de novo, à espera de encontrar neve. E encontrámos. E, visto que, desta vez, não tínhamos paredes de 2m de gelo em nosso redor, até arriscámos a ir mais longe e visitar outros pontos interessantes.

 

Da Torre, seguimos para baixo, em direção à nascente do rio Zêzere, no Covão da Ametade, que, não é nada mais nada menos do que um antigo glaciar que dá para uma antiga lagoa glaciar... Quem diria que tínhamos a Idade do Gelo aqui ao lado, hein? Uma paisagem de tirar a respiração, um cenário idílico, lindo até perder a vista. Não fomos ver a nascente do Mondego, talvez no verão ou para o ano.

Brincámos imensp na neve. Uma neve diferente da do ano passado. Esta não era fofa nem seca nem leve; era mais molhada, suscetível a derretimentos, mais dura, quase gelo mas sem o ser (temos de importar as palavras esquimós para nos ajudar a definir as diferentes neves). Havia muita neblina e nevoeiros, uma claridade estranha. Mas foi maravilhoso brincar, correr, pular e verificar que, no espaço de 1 ano e 1 semana, as piolhas cresceram tanto, estão tão altas, tão crescidas, que até parece mentira...

 

Algumas curiosidades:

Torre - temos a GNR num dos edifícios, um marco geodésico a indicar o ponto mais alto da Serra e de Portugal Continental, com a Torre a perfazer a altura restante para arredondar as contas para os 2000 m de altitude. A estância de ski é logo ali ao lado (mas digo já que não me convenceu minimamente...)

Covão da Ametade - é uma depressão onde repousam sedimentos originando uma pequena planície naquilo que foi uma antiga lagoa de origem glaciar, com um Zêzere muito juvenil em forma de ribeiro de águas transparentes.

Senhora da Boa Estrela - Situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores.

Nave de Santo António - Planalto a mais de 1500 m de altitude, com uma pequena capela, "perdida" no meio da paisagem

 

a1.jpg

 

a3.jpg

a4.JPG

 

a5.jpg

 

a8.jpg

 

a9.jpg

a16.jpg

a10.jpg

 

a12.jpg

 

a6.jpg

 

a7.jpg

 

a15.jpg

 

a2.jpg

 

a13.jpg

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 18:24

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens