Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O blog

por t2para4, em 25.06.14

Um T2. Uma família que passa de 2 para 4. Um (duplo) diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo. O esforço de manter uma vida normal em tempos difíceis, a vários níveis... Em suma, uma aventura vivida a 4.

 

O blog nasceu da necessidade de colocar por escrito, em palavras, o turbilhão de emoções/evoluções/retrocessos/(des)ânimos/afins que vivemos desde que soubemos que as nossas filhas, as nossas piolhas, têm autismo. Foi um choque imenso, foi - ainda é - uma dor lancinante. Mas não podemos parar muito tempo para chorar pois precisamos de desbravar caminho e todos os dias há uma batalha nova para se ganhar e seguir em frente. É um caminho que se faz caminhando, muitas vezes sozinhos.

A necessidade de partilha e de cruzamento de informação ditou o começo do t2para4. Claro que, sendo algo pessoal, não é um blog inteiramente dedicado ao autismo; é antes um blog familiar onde posto o que quero e bem entendo, o que considero últil. É também o meu/nosso diário. E tal como todos nós no t2, também o blog evoluiu, desde a colocação de fotografias/posts traduzidos/templates, e que faço questão de manter. Apesar de as piolhas visitarem este espaço muitas  vezes, um dia, quando forem mais velhas, gostaria de lhes mostrar o nosso percurso, as nossas lutas, as nossas futilidades, os nossos momentos. E será uma forma diferente de ver o passado mas com olhos postos no futuro.

Apesar de o tema dominante ser o autismo, o t2para4 não deixa(rá) de ser também o local de partilha de momentos, de tralha (mystuff), de imagens, de tagarelices. E será sempre sempre um veículo de luta contra a discriminação, o desinteresse social, a alienação de direitos básicos dos nossos filhos. O nosso cantinho de lutas, desabafos e partilhas.

 

 

 

 

Tags:

publicado às 12:47

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Andreia a 30.06.2014 às 01:46

Tenho duas filhas e a mais nova (4 anos) recebeu este mês o diagnóstico, depois de muito tempo em terapias e médicos... Encontrei este blog e vou seguir. Obrigado
(Andreia, 27 anos)
Imagem de perfil

De t2para4 a 30.06.2014 às 11:23

Lamento muito pela dor que deve sentir agora. Mas ter uma resposta é sempre bom.
Só posso desejar-lhe coragem, para começar. Muita força.
Sem imagem de perfil

De Agata a 04.05.2016 às 23:38

Antes de mais, quero dar-lhe os meus parabéns pelo seu blog, tanto pela forma (adoro a estética, as cores, os desenhos, está deliciosamente apelativo), como pelo conteúdo (incrivelmente bem escrito, expressivo, visceral, escrito com alma e coração).
Caí neste "mundo" de pára-quedas há 6 meses, o meu filho tem 3 anos e apesar do diagnóstico ainda não estar fechado, uma perturbação da relação e da comunicação é já um facto. Tenho passado por várias reações, primeiro o choque, agora as lágrimas (os meus olhos estão cansados e inchados) e uma certeza absoluta que tudo farei, palavra de mãe, para que o meu filho tenha uma vida normal e que, acima de tudo, seja feliz.
As birras são o que mais me custa, mas vou conseguir minimizá-las, e não me sai da cabeça que se ele estiver no espectro, também poderá sair dele. Até lá continuará a ser acompanhado com todas as consultas e terapias que conhece. E eu, mãe que ama aquele ser cada vez mais e mais, estarei ao lado dele nesta caminhada.
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.05.2016 às 21:38

Ser mãe é assim mesmo, o não desistir mesmo quando está desesperada e desamparada... Eu quero poder dizer-lhe que as coisas vão melhorar, à medida que eles vão crescendo... Há coisas que se minimizam e até desaparecem, outras que surgem em substituição, mas acaba por ser mais fácil de reconhecer sinais de cansaço extremo ou de meltdowns. E aprendemos a ser muito muito mais tolerantes e desenvencilhadas.
Quanto ao choque, acho que nunca recuperamos bem disso e vamos andar num ciclo infindo de choque-mágoa-raiva-aceitação-dor-choque... Acho que faz parte...
Quanto ao blog, o meu obrigada. Demorei a atinar com o aspeto mas lá consegui ;) um processo constante, como em tudo...
Beijinhos
Imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 13.04.2017 às 12:47

"Autism is not a processing error; it is a differente operating system" - gostei desta citação.

P.S. - Aconteceu-me neste comentário o mesmo que no anterior: escrevi-o e, quando cliquei em publicar, apareceu-me a seguinte mensagem: "Não escreveu qualquer mensagem. Não pode deixar comentários em branco." Espero que, tal como no outro, à segunda o comentário apareça... pois não vou escrever a terceira vez!
Imagem de perfil

De t2para4 a 13.04.2017 às 19:31

Obrigada pelo comentário - apesar de ultimamente estar com alguns erros na sua publicação. Deve ser algo do sistema.
Sem imagem de perfil

De Ana Crespo a 03.07.2022 às 18:36

Este ano, em Maio, recebemos o diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo da minha filha (9 anos). Curiosamente, já sigo a página no Facebook (que me fez descobrir este blog) muito antes deste diagnóstico pois já era uma suspeita que a professora tinha, desde que a minha filha foi para a escola. Só este ano encontrei uma psicóloga que fez os testes adequados, todos os outros profissionais, ou desvalorizavam (porque não tinha assim tantas características) ou o diagnóstico era sempre só THDA (que eu sempre achei que não era o correcto).

O 1° round está passado, agora, é continuar a saga para ela ter os apoios que tem por direito mas, principalmente, é lutar para que ela esteja bem e Feliz.
Parabéns pelo que escreve. 
Muitas felicidades.
Ana Crespo

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens