Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O valor do que se perde

por t2para4, em 14.05.14

As piolhas vão enfrentar a perda e perceber o valor das coisas, da maneira mais prática que existe: através da realidade.

Uma das suas obsessões é ter sempre as mãos ocupadas. Ora, como estão proíbidas - por mim e pelo pai - de levar brinquedos para a escola, eu deixo que levem livros, até porque leem quase tudo e gostam. Têm levado livros da Barbie (uns enormes que comprei no Lidl há uns tempos e uns mais recentes da Barbie and the DreamHouse).

Desde que têm os gatos que uma delas esqueceu as mãos ocupadas e já não leva nada, embora ainda peça parra levar os óculos de sol ou um boneco ou assim - sem sorte. A outra ainda precisava de levar de um livro. Queria levar dois mas lá aceitou a minha ordem de dedo em riste "só UM!". E levou-o e andou com ele para todo o lado e... perdeu-o.

À saída, obriguei-a a ver pela escola toda, a ir às salas onde esteve, a perguntar às funcionárias, a ver na biblioteca. Nada de livro. A certa altura fugiu sem avisar para onde ia, simplesmente desapareceu. Quando a encontrei, levou duas palmadas naquele rabo e nem se atreveu a fazer beicinho nem cara feia. Soube que errara.

Resultado: o livro não apareceu - e se alguém o levou, não voltará a aparecer, apesar de lá irem escritos os nomes delas -, ficou com uma coleção estragada (uma coleção antiga, para aí finais anos 90, princípios anos 2000, comprada no ebay, só da Disney em Inglês), perdeu o livro de que mais gostava e ficou de castigo: além de ter ido arrumar o quarto mal chegou a casa e colocar livros nas prateleiras para ver o que tem, tão cedo não vai andar a fazer pulseiras de borracha (aka macramé borrachoso) em casa. Que as faça na escola com os amigos, se quiser.

E, assim, de forma dolorosa - porque perdeu algo de que gostava e não se atreve sequer a verter uma lágrima ao pé de mim - vai aprender a dar valor às coisas e a perceber que as obsessões não são coisas saudáveis.

 

E eu vou tomar um victan porque já me enervei e porque ainda há pessoas que acham que eu é que sou obsessiva porque também tinha coisas na mão - a mão da piolha que não se atreveu a descolar depois de ter fugido e levado duas palmadas. No dia em que souberem o que é passar por estas merdas - porque o autismo também é isto: as obsessões, o ter as mãos sempre ocupadas nem que seja com um estojo, o não pensar em nada exceto noq ue vem à ideia naquele momento e agir, o ter predido algo e ficar um disco riscado até sabe-se lá quando -, nesse dia e somente nesse dia, falem comigo. Até lá, ponham a mão na boca e arranquem as cordas vocais. Assim os pensamentos, como direi, de merda!, não terão como sair. Verbalmente.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:11

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.05.2014 às 19:00

É só sabemos o que é quando passamos por elas. Não há paciência que aguente. Força bjos
Imagem de perfil

De t2para4 a 14.05.2014 às 21:03

Obrigada...
Sem imagem de perfil

De Silvana a 14.05.2014 às 21:17

Como te compreendo.... as obsessões e o querer levar sempre algo para a escola... também passo por isso e tem que ter sempre algo nas mãos... Todos os dias leva algo para a escola principalmente livros.
Beijinhos e descansa... 
Sem imagem de perfil

De mamã cereja a 14.05.2014 às 22:37

Um victan acho que não chega :) Beijinho <3
Sem imagem de perfil

De Ana Ferreiro a 15.05.2014 às 09:33

O Gui no sábado também teve uma cena dessas na hora que estavamos para sair de casa. Queria porque queria levar o Rainbow Dash (sim , o meu filho de oito anos tem um ponei) e não queria sair sem o encontrar! Eu, com uma reunião na alta de Coimbra às 14h, estava a ver o tempo a passar e ele a chorar baba e ranho porque queria e não encontrava(com os nervos também não o procurava)!! Fiz-lhe um ultimato: vinha comigo e procurava depois ou ficava em casa com o pai (que dormia depois duma noite de trabalho)! O rapaz escolheu vir comigo mas quando chegou a casa não se preocupou com o ponei e esteve sem saber dele durante dois dias até o ter encontrado por acaso!!! Ainda as pessoas mais próximas me dizem que eu é que enervo demasiado e que, se tenho os problemas de estomago, a culpa é minha!!!
As mãos do gui também de estar ocupadas com livros, plasticina, os desenhos dele e até uma folha A4 em branco por vezes! Tem meltdowns à custa disso se por acaso não encontra o objecto de eleição!! O autismo é uma benção nestas alturas, não haja dúvida!
Imagem de perfil

De t2para4 a 17.05.2014 às 23:30

As mãos ocupadas é uma treta mesmo... Porque, mesmo que retiremos o vício - porque se trata quase de um vício! - dos brinquedos, substituem por outro e por outro e por outro... E quando saem com as mãos livres, apanham um pau ou uma flor ou uma folha ou outra porcaria qualquer para fazer "companhia". Acho que se tivéssemos guito para extravagâncias, elas adorariam andar carregadinhas de sacos de compras :), tipo à filme.
Mas, na vida real, temos é que aguentar e nem sei bem como...
Sem imagem de perfil

De vanessa pereira a 25.05.2014 às 19:00

como eu entendo isso das mãos ocupadas, o meu anda sempre com o peluche do ikea (um broculos), um dvd do serafim, o sponge bob e o boneco do phineas... não saí à rua com o "material" todo porque não deixo...mas à noite dorme "acompanhado" :). Nada de estranhar até porque na idade dele dormi com uma bicicleta..lol!! 

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens