Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O valor do que se perde

por t2para4, em 14.05.14

As piolhas vão enfrentar a perda e perceber o valor das coisas, da maneira mais prática que existe: através da realidade.

Uma das suas obsessões é ter sempre as mãos ocupadas. Ora, como estão proíbidas - por mim e pelo pai - de levar brinquedos para a escola, eu deixo que levem livros, até porque leem quase tudo e gostam. Têm levado livros da Barbie (uns enormes que comprei no Lidl há uns tempos e uns mais recentes da Barbie and the DreamHouse).

Desde que têm os gatos que uma delas esqueceu as mãos ocupadas e já não leva nada, embora ainda peça parra levar os óculos de sol ou um boneco ou assim - sem sorte. A outra ainda precisava de levar de um livro. Queria levar dois mas lá aceitou a minha ordem de dedo em riste "só UM!". E levou-o e andou com ele para todo o lado e... perdeu-o.

À saída, obriguei-a a ver pela escola toda, a ir às salas onde esteve, a perguntar às funcionárias, a ver na biblioteca. Nada de livro. A certa altura fugiu sem avisar para onde ia, simplesmente desapareceu. Quando a encontrei, levou duas palmadas naquele rabo e nem se atreveu a fazer beicinho nem cara feia. Soube que errara.

Resultado: o livro não apareceu - e se alguém o levou, não voltará a aparecer, apesar de lá irem escritos os nomes delas -, ficou com uma coleção estragada (uma coleção antiga, para aí finais anos 90, princípios anos 2000, comprada no ebay, só da Disney em Inglês), perdeu o livro de que mais gostava e ficou de castigo: além de ter ido arrumar o quarto mal chegou a casa e colocar livros nas prateleiras para ver o que tem, tão cedo não vai andar a fazer pulseiras de borracha (aka macramé borrachoso) em casa. Que as faça na escola com os amigos, se quiser.

E, assim, de forma dolorosa - porque perdeu algo de que gostava e não se atreve sequer a verter uma lágrima ao pé de mim - vai aprender a dar valor às coisas e a perceber que as obsessões não são coisas saudáveis.

 

E eu vou tomar um victan porque já me enervei e porque ainda há pessoas que acham que eu é que sou obsessiva porque também tinha coisas na mão - a mão da piolha que não se atreveu a descolar depois de ter fugido e levado duas palmadas. No dia em que souberem o que é passar por estas merdas - porque o autismo também é isto: as obsessões, o ter as mãos sempre ocupadas nem que seja com um estojo, o não pensar em nada exceto noq ue vem à ideia naquele momento e agir, o ter predido algo e ficar um disco riscado até sabe-se lá quando -, nesse dia e somente nesse dia, falem comigo. Até lá, ponham a mão na boca e arranquem as cordas vocais. Assim os pensamentos, como direi, de merda!, não terão como sair. Verbalmente.

 

publicado às 18:11

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana Ferreiro a 15.05.2014 às 09:33

O Gui no sábado também teve uma cena dessas na hora que estavamos para sair de casa. Queria porque queria levar o Rainbow Dash (sim , o meu filho de oito anos tem um ponei) e não queria sair sem o encontrar! Eu, com uma reunião na alta de Coimbra às 14h, estava a ver o tempo a passar e ele a chorar baba e ranho porque queria e não encontrava(com os nervos também não o procurava)!! Fiz-lhe um ultimato: vinha comigo e procurava depois ou ficava em casa com o pai (que dormia depois duma noite de trabalho)! O rapaz escolheu vir comigo mas quando chegou a casa não se preocupou com o ponei e esteve sem saber dele durante dois dias até o ter encontrado por acaso!!! Ainda as pessoas mais próximas me dizem que eu é que enervo demasiado e que, se tenho os problemas de estomago, a culpa é minha!!!
As mãos do gui também de estar ocupadas com livros, plasticina, os desenhos dele e até uma folha A4 em branco por vezes! Tem meltdowns à custa disso se por acaso não encontra o objecto de eleição!! O autismo é uma benção nestas alturas, não haja dúvida!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens