Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pedi uma 2ª opinião...

por t2para4, em 31.03.15

... e ainda bem que o fiz.

Não sei se se lembram, há uns meses, de ter referido um "empastamento" no mama direita que me causa um grande desconforto e que o médico que fez a ecografia mamária desvalorizou, sempre com o empirismo do "parece-me qu enão é nada".

Ora bem, chegou a altura de repetir o exame. Odiei. Coimbra é a cidade dos doutores e há zonas nobres onde eles se juntam todos mas há doutores e "doutores" e, para mim, chega. Não gostei do atendimento, nem do tratamento, nem da realização do exame e, muito menos, da (falta de) resposta(s). E, quando se trata de saúde e/ou ciência, não quero cá "parece-me". Portanto, de acordo com aquele senhor, que acha que abanar mamas e carregar com a sonda do ecógrafo até às lágrimas é ser-se profissional, o que eu tenho "parece-lhe" não ser nada de grave, é fruto de que "não estou a caminhar para nova" e não me explicou o que era/deixava de ser.

Depois de emborcar um benuron para as dores, marquei logo novo exame, noutro local. Que, por sinal, tinha o relatório pronto no mesmo dia (no local anterior, demorou uma semana).

 

Ora, foi uma diferença como da noite para o dia. Fui super bem recebida, quer as auxiliares quer a médica foram extremamente simpáticas e, acima de tudo, obtive respostas e um exame minucioso. Então, "empastamento" é o nome que se dá a áreas negras presentes na ecografia e que oodem ser tudo (benignas e malignas). O meu é, na realidade, um aglomerado de quistos que tendem a crescer em alturas de maior calor/pressão e pode ser necessário aliviar (através de esvaziamento... Deduzo que há de ser extremamente doloroso mas não vou pensar nisso agora) mas que é benigno. É normal que doa, pois são muitos muito próximos com cerca de 7cm. Na mama esquerda também tenho alguns mas menos aglomerados, logo, não doi tanto. É uma questão hormonal e de tipo de tecido mamário: quanto mais fibroso, maior tendência para o surgimento de pequenos quistos ou nódulos (benignos, na grande maioria das vezes). Pela 1ª vez, as axilas foram minuciosamente verificadas para despiste de mais nódulos.

Saí do consultório muito mais aliviada e grata por saber ao certo o que se passa comigo e o que pode vir a acontecer.

 

E eu pergunto: custa muito fazer as coisas como deve ser logo à primeira? Custa? Será que custa assim tanto engolir o raio das palavras à thesaurus medicinal e explicar às pessoas o que se passa?

 

E, posto isto, porque não tenho nem vida nem pachorra para isto, àquele local não voltarei, aquele médico não me volta a ver (e, muito menos, às minhas mamas) e eu vou onde fui bem tratada e de onde saí com respostas coerentes e não uns vagos "parece-me."

 

Portanto, memo to myself, para a próxima ouvir a minha intuição e nunca deixar de lutar por respostas concretas.

 

 

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:37

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


12 comentários

Imagem de perfil

De Palavras_aovento@sapo.pt a 31.03.2015 às 14:24

Concordo totalmente. Há médicos que só lá estão a ganhar o ordenado ao fim do mês. Não têm consideração nenhuma por quem deles precisa. É sempre bom pedir uma segunda opinião e ficar esclarecido.
Imagem de perfil

De t2para4 a 31.03.2015 às 16:04

Mas é isso mesmo! O sr dr até pode ser muito bom no que faz e muito conceituado mas, caramba, trabalha com pessoas!
Sem imagem de perfil

De Vera a 31.03.2015 às 15:44

Concordo inteiramente contigo. E aqueles médicos que dizem aos pacientes para não abrir "as cartas" dos exames? Por acaso nunca apanhei nenhum, mas se apanhasse metia-o na linha em 3 tempos - a minha informação médica, mais que a qualquer outra pessoa, é a mim que diz respeito. Mas sou uma chata do caraças, mesmo aos médicos mais parcos em palavras não costumo dar sossego :)
Imagem de perfil

De t2para4 a 31.03.2015 às 16:06

Ora nem mais! Eu faço exatamente o mesmo! Se nos diz respeito a nós, por que razão não abrir? Mas fico mesmo satisfeita e descansada por ter pedido outra opinião e ter visto as minhas dúvidas esclarecidas. E o que fazer para evitar uma "drenagem..."
Imagem de perfil

De Mulher, Filha e Mãe a 06.04.2015 às 17:56

Antes de mais, obrigada por este seu post! 
É sempre bom poder estar alerta para estas questões!
Infelizmente, não é a primeira, nem será a última a quem já aconteceram situações destas. A mim também já me aconteceu, mas com outra especialidade. Desde aí, sempre que tenho um "suposto problema" de saúde e o qual me "cheire a esturro", prefiro sempre pedir uma segunda opinião. Não é que tenha voltado acontecer, mas... é sempre melhor prevenir! (No meu ponto de vista..)
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.04.2015 às 18:30

Entendo perfeitamente! Por cause da minha estupidez e ingenuidade em acreditar em tudo o que me diziam, as piolhas demoraram 3 anos a ter o que deveriam ter tido desde o 1º momento em que eu - a mãe! - achei que algo estava errado. Por isso, nunca mais!
Imagem de perfil

De Mulher, Filha e Mãe a 06.04.2015 às 18:34

Acredita mesmo que é estupidez? Ou diria mais, falta de conhecimentos.. Ninguém nasce ensinado e estamos sempre a aprender, especialmente com as nossas falhas :)
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.04.2015 às 18:38

Acabou por ser porque eu sempre soube que algo estava errado mas não sabia o quê e não confiei na minha intuição. Deveria tê-lo feito. Poderíamos ter começado muito mais cedo com as terapias e evitado muito sofrimento... Mas, acreditamos em quem ouvimos, achamos que parece mal pedir outra opinião e paga-se caro quando não ouvimos a nossa razão...
Por isso, ainda bem que pediu a sua 2ª opinião e eu também!! Até o médico de família aceitou o 2º relatório ao invés do 1º!
Imagem de perfil

De Mulher, Filha e Mãe a 06.04.2015 às 18:53

Continuo a achar que é uma questão de aprendizagem (não me leve a mal..). Mesmo o confiar na nossa intuição, é uma coisa que eu acho que vamos aprendendo e adquirindo mais confiança, há medida que o tempo passa. 
A sério? Ainda por cima... Isso só mostra, o quão "grave" foi a situação. Felizmente que hoje pode dizer que, no final, tudo se resolveu pelo melhor! :)
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.04.2015 às 19:23

Não levo nada a mal!! Sim, faz sentido que seja uma questão de aprendizagem... vamos aprendendo e, como já estamos escaldadas de situações anteriores, acabamos por saber como reagir quando não temos respostas.
Ainda estou em fase de resolução (espero não ter que chegar a pontos de drenagem) mas tenho as tais respostas de que precisava e pude afastar os fantasmas que começavam a povoar a minha cabeça.
Imagem de perfil

De Picoult a 07.04.2015 às 01:33

Tenho algo assim no pescoço, também dizem que é benigno. E o meu nota-se bem quando estou direita, de cabelo apanhado e com a zona exposta. Também me falaram no esvaziamento, também prefiro não pensar nele porque não estou a vê-los darem-me uma anestesia geral! Enfim :c
E ainda fui alertada para outras coisas, porque se eventualmente isto rebenta (ou algo assim) posso morrer com uma infecção no sangue :) mas os primeiros médicos não disseram nada.

Desde que não se torne em algo pior, estou bem. Espero o mesmo para si :) boa sorte e as melhoras!
Imagem de perfil

De t2para4 a 07.04.2015 às 09:26

Obrigada pela partilha e testemunho.
Não entendo o porquê d enão se dizerem as coisas logo e se deixar andar até sabe-se onde... Ainda bem que também pediu uma 2ª opinião. Há coisas que não devem nem podem ser levadas "na desportiva". E lamento mesmo muito que haja médicos que achem que sim...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens