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Aproveitei a manhã e o dia fresco para as limpezas. Ao olhar para a amálgama de listas, fotos, ímans e desenhos no frigorífico, deparo-me com um particularmente brilhante pelo que tem escrito.
Trata-se de um desenho de um pony - claro - com a respetiva legenda.
De acordo com a piolha, é a Applejack, sentada no sofá a ver TV. Repare-se "É a Applejack" = "It's A.J. (o diminutivo de Applejack)". Nunca ninguém lhe ensinou estas coisas, nunca viram a fórmula "it's" escrita e muito menos como reproduzir A.J. de Applejack...
Nesta parte, se eu fosse uma mãe normal, estaria aos pulos de contentamento a achar que a minha filha é o próximo Noam Chomsky... E, no entanto, apesar de eu rejubilar com este desenvolvimento autónomo da língua inglesa, no seu mais puro autodidatismo, é amargo o sabor que sinto pois, em comportamento e em linguagem (não fora a ecolália funcional) são crianças de 4 anos e não de quase 7... E isto dói horrores...
A disparidade de desenvolvimento entre a aprendizagem e tudo o resto é enorme... E pensei que pudesse ser encurtada com o passar do tempo mas, olhando para crianças mais novas e para os seus pares, noto que as minhas adoradas filhas não são, de todo, como os seus pares... E elas já estão num 2º ano de escolaridade, numa sociedade que não tem a sensibilidade necessária para estas coisas que só pais de crianças assim notam...
Vou continuar as limpezas. Estou sombria...