Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




São estas pequenas coisas...

por t2para4, em 04.08.14

... que sinto que nos parecem ter sido devolvidas porque eu acredito e sinto que nos foram roubadas desde que as piolhas nasceram.

Estamos tão habituados a ter as coisas por garantidas que só lhes damos o devido vaor quando não as temos ou as perdemos. A verdade é que, connosco, todas as pequenas coisas são alvo de festejos ou de alegrias. São pequenas conquistas, extremamente árduas. E o valor e o sabor que elas têm não se comparam a nada do que possamos imaginar.

 

Na semana passada tivemos um pequeno aperitivo, chamemos-lhe assim. Pela primeira vez em 8 anos - sim, em 8 anos!!! - tivemos uma manhã de praia! Whooohooooo!!!!!!!!!!! Praia, senhores, praia, daquela com areia e mar e sol e sabor a sal e escaldões e chapéus na areia e areia em todo o lado e ondas, ahhh, as saudades que eu tinha disto. Pela primeira vez, uma vez que ao longo do tempo, desistismos de ir para estes lados com as piolhas porque era impossivel, tivemos uma manhã inteirinha de praia. Maravilhosa! A água estava fenomenal, a areia estava limpa, o dia estava lindo, tudo se combinou de  forma perfeita para uma manhã impecável. Foi bom para todos.

 

 

Mas há mais!

No fim de semana metemo-nos, sozinhas porque o pai foi trabalhar, numa viagem de 200 e tal km. E não é que correu bem? Não me enganei - vá, entrei no estacionamento errado e estava a chover e, à volta, segui as indicações do GPS que me mandou por um outro caminho -, passámos o dia quase todo longe de casa sem qualquer problema/birras/meltdowns/fitas/etc etc etc, estivemos com amigos daqueles que lamentamos não viverem mais perto de nós e fizemos uma viagem segura. E descobrimos a loja da Disney, que é uma perdição, dio mio.

 

 (qualquer dia, deixamo-nos de tretas e embarcamos...)

 

 Mas, ainda há mais!

Hoje o dia começou cedo! Passeio! Uma piolha quis levar a bicicleta, a outra quis ir a pé. E atenção, porque, entre voltas e voltinhas, ainda se fazem uns 2 ou 3 km a pé.

Não tenho palavras. Não consigo encontrar palavras que descrevam o que sinto quando me sento numa esplanada com as piolhas, a tomar café, um simples café, e elas sentadas a meu lado, a conversar comigo sobre tudo e sobre nada, apenas sentadas enquanto eu tomo um café. Isto é tão gigantesco. Algo totalmente impensável no ano passado ou há 2 anos.

 

Criámos um horário de trabalho que engloba saídas, trabalho, yoga e muita brincadeira. Foi feito em conjunto e é totalmte flexível para saídas especiais e folgas do pai.

 

 

E foi isto:

 

 

 

 (o pormenor do Quico todo esparramado ao colo da piolha enquanto elas faziam a fichinha de matemática)

 

Ao que se acrescenta uma consulta dos 7 anos perfeitamente normalíssima, tudo fantástico, aliás, elas próprias disseram à enfermeira e ao nosso médico que estava tudo bem, só iam vê-lo.

 

E, para terminar, foi a loucura!!!! Enlouquecemos e decidimos aproveitar a maré e ... trrrrrrrrrrrrrrrbbbbrrrrrrr, rufam tambores.... ir ao restaurante!!!!!!!!!!!!!!! E foi sen-sa-ci-o-nal!!!!!!!!!!!! Oh yeah!!!!!!!!!!!!! A nossa primeirra ida a um restaurante!!!!! As piolhas estiveram impecáveis, aguentaram todos os procedimentos normais da ida a um restaurante (o escolher mesa, o sentar, o consultar a ementa, o escolher a comida, o esperar que a comida chegue, as bebidas que chegam primeiro, o esperar que uns acabem de comer quando outros já terminaram e terem que permanecer à mesa, o escolher de sobremesas, o pagar, o sair). Parece algo banalíssimo mas, para as piolhas, isto é algo tremendo que não conseguimos fazer desde os seus 2 anos (e já nessa altura era complicado...). Foi um passo tão importante para nós, tão cheio de significado.

 

Fomos a um restaurante chinês e levámos a tia. Não pedimos doses especiais para elas, apenas o que nós todos comemos e elas comeram connosco. E  foi muito bom vê-las tão bem. E felizes!

 

 

 E, posto isto, in your face autism!

"Because I'm happy,

Clap along if you feel like a room without a roof
Because I'm happy
Clap along if you feel like happiness is the truth
Because I'm happy
Clap along if you know what happiness is to you
Because I'm happy
Clap along if you feel like that's what you wanna do"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:06

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana Ferreiro a 05.08.2014 às 10:07

Maravilhoso!!! Repito, in your face autism! Por cá também já temos momentos ditos normais até porque temos uma neurotípica, o que em certos momentos ajuda (noutros esqueçam lá!...). Mas é tão boooommm! No domingo, a Lara teve (mais) uma festa de aniversário duma colega e levei o Gui comigo. Como estavam poucos miudos, a mãe da miúda disse que o Gui podia ficar (delírio dele porque foi no Exploratório)... quando eu disse à senhora que ele tinha autismo, ela ficou espantada assim como outros pais que já o viram tantas vezes! Hell, yeah!!!
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.08.2014 às 19:54

Hell yeah, amiga!!!!!!!!!
Já bem que merecíamos momentos destes, bolas!!!
Sem imagem de perfil

De Ana Ferreiro a 06.08.2014 às 22:05

pois merecíamos!! as nossas crias estão a crescer!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens