Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Antes de mais, este não é um post patrocinado. 

Há uns valentes meses, ainda as piolhas tinham 5 anos, o nosso terapeuta da fala usou um jogo destes na sessão de terapia. O objetivo é criar histórias, com ou sem nexo, com as diversas imagens que os dados têm, ao serem lançados aleatoriamente. Na altura, elas não perceberam bem a lógica daquilo mas agora a coisa já corre de outra maneira.

Por mero acaso, encontrei uma loja no Facebook que tinha este conjunto de dados à venda e, após contactar a vendedora, que foi muito simpática comigo, decidi-me a comprar o jogo. Não fica barato, digo já, pelo menos para a minha carteira, mas vale a pena. Custa 16,40 € já com portes incluídos.

Fui buscá-lo hoje ao correio e, eu e a piolha que ficou em casa por estar com uma virose, ficámos deliciadas com o embrulho. Sim, porque os olhso também comem e eu gostei muito da originalidade. 

 

 

 

Eu e a piolha começámos logo a jogar e a inventar histórias. É muito importante criar histórias que tenham nexo mas, acima de tudo, criar absurdos e ironias, mostrar que podemos dizer uma coisa com um sentido diferente do que aquele que indica, que podemos inventar algo a partir de qualquer coisa. A maioria dos indivíduos com autismo são muito literais e têm imensa dificuldade em compreender o sarcasmo, a ironia, os duplos sentidos, os provérbios, etc. Já que, na unidade de autismo da escola, as piolhas trabalham os absurdos, de vez em quando, nada como reforçar com a nossa criação apatetada de histórias, ditadas pelos dados. E surgem coisas giríssimas!!

Há pouco, surgiu a imagem de uma carta, de um cadeado, do mundo e mais não sei o quê. A piolha disse logo que os correios estavam fechados no mundo inteiro! Isto é fantástico porque partiu do particular para o geral (carta - correios), associou o cadeado ao sentido "fechado" e generalizou absurdamente!

 

Quando a mana chegou a casa, foi uma festa e lá se ouviam os dados pela mesa e mais umas quantas invenções. 

 

 

 

Legendagem: "A lua estava trancada à chave e magoou-se com a seta, fez um doi-doi..." eh eh eh

 

Vale a pena experimentar com os miúdos fazer algo do género. Boas histórias!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:24

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.03.2016 às 22:22

Boa noite, onde posso comprar os dados?? é uma excelente ideia, tb tenho meu menino na terapia da fala
Imagem de perfil

De t2para4 a 13.03.2016 às 20:56

Boa noite.
Mandei vir por intermédio desta loja https://www.facebook.com/avenda.pt/?fref=ts que se chama A Venda.
No entanto, já vi à venda em espaços comerciais nas grandes superfícies.
É uma ferramenta muito gira e útil. Boas histórias!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens