Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tagarelice #53

por t2para4, em 30.09.16

Perguntava-me a piolha sobre o feriado da Restauração da Independência.

- Queres a versão longa ou a versão curta?

- A curta.

- Éramos todos espanhóis até que um dia decidimos que já chegava e passámos a ser portugueses de novo. Acabou-se o domínio espanhol. Fim.

 

Depois apercebi-me que baralharam os feriados e lá lhes expliquei que no dia 5 de outubro é a comemoração da Implantação da República. Mais uma vez, a versão curta a explicar os acontecimentos:

- Antes havia um regime de monarquia com reis e tronos para herdar. Em 1910, a população cansou-se e acabou com os reis. Passou a haver Presidentes da República, eleitos por votos (como se faz com os delegados de turma).

 

 

Eu sei que vão aprender isto tudo na escola mas não quis alongar-me em detalhes, à hora de saída da escola, a entrar para o carro. Ficam apenas com uma pequena visão da situação. Depois, estudamos as coisas com a devida seriedade e detalhe. O importante é que perceberam o que ficou para a História, ainda que muito muito muito sucintamente: o retorno da independência de um país (celebrado em dezembro) e a mudança de regimes governativos (celebrado em outubro).

 

 

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:55

Contador

AmazingCounters.com


Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens