Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jogo silábico - "tartaruga silábica"

por t2para4, em 10.06.12

Numa das minhas pesquisas pela net sobre jogos de tabuleiro, encontrei um site fantástico de uma mãe um pouco dececionada com o sistema educativo americano e que tenta compensar o filho em casa, ajudando-o e motivando-o para a escola e uma aprendizagem eficaz. Dei com um jogo que ela criou e que consiste em dividir palavras por sílabas. (http://deceptivelyeducational.blogspot.pt/2011/10/snappy-syllable-turtle-board-game.html)

 

Fez-se luz na minha mente: este tipo de exercício também é feito nas sessões de terapia da fala com as piolhas. Fiz o download do jogo e adaptei para português, embora tenha guardado o original em inglês.

Assim, o que fiz foi:

- no paint, traduzi algumas palavras e adaptei outras pelos sons que quero treinar com as piolhas (ditongos, "rrr", "ssss", "ffff", "lh", etc., muito comuns na nossa língua)

- imprimi em papel matte grosso

- cortei à medida que quero

- plastifiquei

- voltei a cortar e arredondei os cantos para evitar picadelas ou cortes

- arranjei uns peões floridos e um dado

- jogámos imenso!!

 

 

Eis as regras:

 

variante atual:

A tartaruga (será o peão que iremos contruir juntas um dia destes) tem de fazer o seu caminho até ao lago. Joga-se o dado, as piolhas contam as pintas e eu escolho uma carta a partir do número do dado. As piolhas leem (se for o caso) ou repetem a palavra que lhes calhou e dividem-na por sílabas e avançam em casas o número de sílabas da palavra. Se se enganarem, ficam uma vez sem jogar.

 

Outras variantes:

manter as regras básicas do jogo mas dificultar consoante a cor das pedras, por exemplo, arranjar uma palavra da mesma categoria da que nos calhou na carta.

 

OU

 

inventar o jogo consoante a necessidade (repetição, treino, vocabulário, semântica, etc.)

 

 

Abaixo estão as imagens necessárias (em inglês e em português) para construir o jogo. Basta clicar em cada uma com o botão direito do rato e fazer "guardar" ou "guardar como". À partida, ficam com o tamanho correto e prontas a imprimir.

 

pt1.png

pt2.png

pt3.png

pt6.png

pt4.png

pt5.png

pt7.png

SnappyBoardGame_Photo_ed.jpg

 

Bom jogo!

publicado às 09:00

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Sandra a 10.06.2012 às 18:59

Colado no topo da caixa, vai um envelope aproximadamente do tamanho da caixa, dentro do qual estão várias imagens. As imagens retratam diversas coisas conhecidas das crianças, sendo que há coisas com nomes parecidos, mas que diferem quando nomeadas apenas num traço fonológico (uma vaca e uma faca ou um tubo de cola e uma bola, por exemplo). O texto dos cartões é parte do nome das coisas retratadas nas imagens – cada cartão apresenta apenas uma sílaba, pelo que, para nomear as imagens apresentadas nos cartões, será necessário apresentar na ordem correta dois ou três cartões, consoante a palavra em causa.

Cada criança deve retirar da caixa um número estipulado de imagens e de cartões, para com eles ir construindo os nomes das coisas retratadas nas imagens que tem em mãos. Se os cartões que retirou não forem os adequados para construir a palavra da imagem que lhe saiu, o participante deve procurar os cartões certos junto dos outros jogadores e tentar trocá-los.

 

Obrigada pela partilha! Gostei mesmo do Jogo da Tartaruga Silábica!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens