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Dicionário versão piolhas

por t2para4, em 17.01.13

Em conversa no carro sobre o que tinham feito na escola:

 

- Fiz um ..... (algo que não percebi)

- Fizeste o quê?

- Um ...

- Não percebo. Diz mais devagar.

- g  a  m  m  o   (foi o que entendi, dito devagarinho)

- O que é isso? A mãe não percebe.

- Ó mãe, é um pau com folhas. Um ...

- Ahhhh, um rrrrramo!

- Isso, um rrramo.

 

Boa definição, boa repetição do som "r", maus ouvidos da mãe.

publicado às 18:35

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8 comentários

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De Mia Martin/Sarah Cloud a 17.01.2013 às 19:58

Epa, ainda bem que li isto para recuperar os nervos, lol!
Um dos meus tem uma fixação pela tablet. Já partiu uma, e hoje decidiu encher a presente de creme gordo. 
Se aquilo fosse um Ipad estávamos tramados!
Até me deu um achaque!!!!Image Image
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De t2para4 a 17.01.2013 às 21:11

Olha que as minhas andaram uma temporada em que era asneira atrás de asneira atrás de asneira... Também chegaram a besuntar o cabelo com creme dos lábios (letibalm, tipo creme gordo em barra) e eu a pensar que teria que tirar aquilo da cabeça com líquido da loiça ;) saiu com sabão azul, depois de 4 lavagens :)
as nossas têm os nossos portáteis antigos. Não têm o sistema touch mas serve para o efeito... Se partirem, não perdemos nem sofremos muito...
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De Rainbow Mum a 17.01.2013 às 21:22


Cá em casa tb tinha um tablet que se avariou na mão do bicharoco... Tb era um comprado num site de coisas chinesas :) Se fosse um ipad dava-me um treco também... Agora anda doido com o PC :)

O piriquito ainda não atina bem com os "r" e os "l"... É uma guerra diária :)

Beijocas
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De t2para4 a 18.01.2013 às 12:51

As piolhas também andam em luta com os "r", os "l", os "z" e sons semelhantes. Muitas das sessões de terapia da fala já abordam esta questão e já fazemos exercícios neste sentido. Mas elas até já se desenrascam bem. E o que eu tenho que ter em mente é "se já se desenrascam e a mensagem flui e o recetor percebe, então, não vou exigir que saia um "r" à francesa". Aligeirar :)


Temos os nossos telemóveis que são touch screen para pequenas coisas, em último caso. Fora disso, como a motricidade não é um dos seus problemas, as piolhas usam os nossos antigos portáteis, com teclas e ratos. Mais barato é impossível :)
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De Rainbow Mum a 20.01.2013 às 23:26

Também não stresso com os "r" e "l", apenas vou corrigindo. Já stresso mais com não dizer sempre "Eu" em vez do nome dele mas vejo algumas evoluções e que está a falar menos na 3ª pessoa. Cerca de 50% das vezes já diz na 1ª :)
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De t2para4 a 21.01.2013 às 15:51

Às vezes ainda me finjo de surda e peço para que repitam as coisas mais devagar e como deve ser mas sem lhes exigir muito... Acabo por - naqueles breves glimpses de sensatez que surgem - me recordar que elas estão continuamente a trabalhar mesmo quando já saíram do infantário ou da terapia... E brincar, pá? ;) também é preciso :) O "eu" vai surgindo e isso já é bom. Muitas vezes, nós também falamos na 3ª pessoa quando dizemos "a mãe não percebeu" em vez de "eu não percebi"... Se ele já nota essa diferença, já está mais do que no bom caminho :)
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De silvia Pereira a 18.01.2013 às 15:51

A minha não tem nenhum fascínio por pc ou portáteis  nesse aspecto ela gosta de brincar com os brinquedos dela, jogos que pode fazer, brincar na cozinha com as bonecas, levar as bonecas a passear no carrinho de passeio. Mas eu tenho várias imagens no portátil em que eu digo várias vezes para ela identificar, nas ultimas semanas tem sido ela a pedir para por as imagens e põe-se logo a identificar( diz algumas e sai e passado uns minutos volta e continua, ainda é difícil estar quieta no mesmo sitio por muito tempo), mas acho que é bom a iniciativa dela.
Os Videos do youtube por norma faço download ponho numa pen e ligo na tv do quarto dela, por isso ela vem pedir "tebisão" quando quer ver os Videos.
A linguagem da minha ainda é muito reduzida... Faz poucas frases o que aumentou foi a quantidade de palavras soltas.


Bjinhos
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De t2para4 a 21.01.2013 às 15:58

Mas saber brincar - e ainda para mais sozinha - é muito muito bom!!! Acreditas que as piolhas não sabiam brincar e tiveram que ser ensinadas? O jogo simbólico delas era uma desgraça, não havia grande recurso à imaginação, era tudo à base de puzzles, blocos, construções e rabiscos. Ponto! Não havia mais nada porque não sabiam o que fazer com bonecas e quando o faziam - como dar leitinho faz de conta - como a boneca não reagia, perdia interesse... 
A linguagem vai surgir. Toma apenas atenção para verificares se a linguagem utilizada é ecolália funcional - as minhas dizem sempre a mesma coisa da mesma maneira todas as manhãs "Está um lindo dia!!" mesmo que estejam a chover picaretas... - ou se não se trata apenas de ecolália. Não é mesma coisa falar expressiva/espontaneamente e repetir. Mas se o vocabulário dela aumentou na fala - o vocabulário mental deve ser bem maior - e já o utiliza, eu acho que são boas notícias!

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