Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O "TPC"

por t2para4, em 15.02.13

E TPC porquê? Porque uma das piolhas não quis trabalhar na escola. E, de propósito, com uma dose enorme de teimosia em cima e de sono a acompanhar, decidiu fazer tudo a despachar e pintar como se fosse a primeira vez que pegasse num lápis. 

Falei calmamente com ela e disse-lhe que, chegadas a casa, iríamos as duas trabalhar na cozinha (estamos a tratar de arranjar maniera de mudar o quarto delas para os estudos quando entrarem na escola primária) enquanto a mana ia brincar, já que ela tinha feito tudo direitinho. Entendeu e concordou.

Reproduzi o que era suposto ter sido feito na escola e começámos. A primeira coisa foi ela dizer-me o que era ser amigo de alguém, ao que respondeu que era ajudar ou dar um abraço. Escolheu fazer o desenho do abraço. Começou por querer fazer tudo a despachar, muito mal proporcionado e sem jeito nenhum. Apaguei tudo e disse-lhe para recomeçar. Fizemos isto até ela perceber que não ganhava nada com as pressas, bem pelo contrário.

Fez o desenho na boa, escolheu as figuras que quis desenhar e eu só ajudei com o pormenor de só se ver uma maõ no abraço (porque a outra ficava escondida nas costas).

Hora de pintar: de cada vez que saía do risco, eu pagava e ela recomeçava. Quando abusava de propósito, eu avisava - e só precisei de o fazer uma única vez - que lhe rasgaria o trabalho e faria tudo de novo. Correu muito bem. Ainda miou a dizer que estava cansada mas nem liguei. Disse-lhe que há um tempo para trabalhar, outro para brincar e outro para descansar e que ela deveria ter feito aquele trabalhinho na escola. 

Fez tudo certinho, escreveu sozinha "dar um abraço" enquanto eu lhe ditava as letras e assinou. Ficou orgulhosa do resultado final e quei levá-lo para a escola. 

 

Eu sei que ela é capaz e que não estou a ser demasiado exigente nem dura. Eu sei que ela entende quando não age bem em relação à hora de trabalhar porque ela própria já o diz e admite. E sei que ela saberá ultrapassar essas fases por isso faço estas coisas com ela - ou com a irmã. 

E a prova é ficarem orgulhosas do seu próprio trabalho e verem que o esforço valeu a pena.

 

 

 

Além disso, teve direito à mãe só para ela durante quse uma hora :)

publicado às 12:13

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Helena Veiga a 15.02.2013 às 14:08

Olá.
Sobre o espaço de estudo para as crianças. Eu abri +/- um tópico sobre isto no grupo de gemeos do yahoo e as mães mais experientes têm dito que é escusado no 1º ano ter secretaria no quarto porque eles são muito dependentes e acabem por estar a trabalhar na cozinha ou na sala connosco.
Eu que estava a pensar comprar secretarias para os meus estou a pensar adiar esse projecto depois de ler os testemunhos.
Beijos.
Imagem de perfil

De t2para4 a 19.02.2013 às 19:26

Obrigada por me alertares para esse detalhe, Helena! Vou reconsiderar... Se calhar vou esperar até setembro, ver como é o ritmo de trabalho na sala de aula, quem será o professor com quem ficarão e que farei eu a nível profissional para decidirmos depois. Se eu tiver um horário porreiro, igual ao delas, podemos trabalhar juntas no quarto, nas secretárias delas até acabarem os trabalhos e eu farei o jantar depois; se eu tiver um horário marado em que tenha que fazer jantar e ajudar piolhas ao mesmo tempo, as secretárias ficarão para mais tarde, sem dúvida.


Obrigada!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens