Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Por aqui continuamos com os preparativos para levar a cabo as iniciativas a que nos propusemos. Não tem sido fácil ter imaginação para tudo e não sucumbir à preguiça mas nada que um café fora com as piolhas (leia-se que elas tomam descafeinado diluído com água) ou um doce desportivo (como dizem os outros tolinhos que andam sempre aos pinotes) não ajude a resolver.

 

Depois desta faixa e deste pequeno texto adaptado, disponível em http://www.inr.pt/content/1/222/que-autismo :

 

 

 

que será o mote introdutório da exposição de trabalhos - já vou tendo alguns mas podem ainda enviar! -, da pintura da faixa de tecido que ficará na rede do campo de futebol da escola, da preparação das luzes e da criação da história das "Ervilhas Especiais", faltava ainda uma apresentação dinâmica e interativa que eu pudesse utilizar nas escolas/bibliotecas/etc. e que explicasse - sem ser uma grande seca - e de forma simples mas verdadeira o que é o autismo.

 

Surgiu isto:

 

Quando aparece a indicação "fim", é o final da história - que requer interação por parte da audiência - mas não o final da apresentação. Para começar, basta um clique do rato. O video pode demorar um pouco a carregar mas vale a pena vê-lo.

 

NOTA: Esta apresentação pode demorar alguns segundos a carregar.

Por favor aguarde...

 

 

 

E pronto, para já, é isto...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:19

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Sandra a 28.03.2013 às 21:44

Numa palavra - parabéns!
E em mais palavras, explicando o porquê dos parabéns:
Parabéns, acho que está muito, muito claro sem cair no expositivismo que faz desligar  o botão da atenção.
Sabes, o facto de a história das Ervilhas Especiais ser apresentada primeiro em PECs e só depois ser legendada prende muito, porque acaba por ser um desafio de leitura giríssimo. E uma coisa que não posso deixar passar sem referir é que penso finalmente ter entendido como uma pessoa autista se sente de facto com demasiados estímulos - eu já sabia que isso acontecia e sabia o resultado que dava, mas ter de gerir aquela sirene, tão inesperada quanto agressiva, com a perspetiva do cheiro forte a baunilha (escolheste bem porque é um cheiro que, pelo menos para mim, pode dar para o bastante enjoativo, quando forte), e ainda mais coisas fez-me realmente entender (= percecionar o efeito que isso realmente dá, e não apenas ter a noção teórica)...
A história da Maria também está muito boa, porque apresenta muito bem o porquê do refúgio num mundo tão diferente do nosso sem deixar que esse mundo seja percecionado como pobre ou mau, e também porque salienta pontos fortes da Maria que poderiam passar (e provavelmente passariam) despercebidos a olhares menos atentos. A associação da Maria a um planeta diferente que lhe impõe algumas diferenças mas também alguns super-poderes (à Super-Homem) está bestial!
Correndo o risco de ser repetitiva - muitos, muitos parabéns, podes contar com bons resultados no dia 02!
:-)
Imagem de perfil

De t2para4 a 28.03.2013 às 21:52

Obrigada!


Ainda bem que me fiz entender na questão dos estímulos pois é complicado explicar o que sentem as piolhas, por exemplo, ao ter que gerir sons que, às vezes, nem são nada agressivos! Uma delas atrofia com o autifalante dos quiosques de chamamento de consultas e o som é suave... Mas eu queria mostrar o quão irritante é para nós - que não temos nenhum problema de gestão sensorial - ouvir barulhos irritantes e sentir cheiros que enjoam e ainda ter que continuar fortes e firmes no nosso caminho. Esqueci-me da questão do tacto mas pronto, não posso lembrar-me de tudo ;)


gostei muito do video da Maria e daí tê-lo colocado no ppt para ajudar a perceber sem entrar em termos médicos. Queria prender os miúdos e que eles não achem uma seca...


Obrigada pelo teu feedback!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Visitas


Translate this page


Mensagens