Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




La rentrée (na escola, bien sûr!)

por t2para4, em 02.09.13

Setembro chegou, num misto de emoções. É altura de encontrar e, quem sabe, até mudar de área de emprego; de me dedicar mais aos projetos manuais e gerir encomendas; de terminar a "remodelação" do quarto das piolhas a postos para o regresso a casa, vindas das aulas; de gerir tempos de forma diferente; de enfrentar uma nova etapa com desafios e tarefas diferentes - bem como as suas dificuldades; de deixar ir as piolhas depois de um mês inteirinho comigo, 24/7...

 

Começou hoje. Mas a nossa preparação começou bem antes de hoje. Ao longo do mês de agosto, informalmente, fomos preparando as piolhas para uma nova viragem nas suas vidas, desde o percurso até à escola/ATL aos horários, que passam a ser diferentes. Se, em alguns casos, é fácil fazê-lo verbalmente, noutreos é necessário usar pistas visuais.

 

Nunca deixei as piolhas de fora de todo este processo. Fomos sempre juntas comprar materiais, os livros escolares, preparar as mochilas, diferenciar o que usarão no ATL e na escola, identificar os materiais que têm, colocar tudo em ordem e dentro das mochilas.

Umas das grandes novidades são os lanches, que, ao contrário do que se passava no jardim de infância, não estão incluídos no pacote escola. Recorri à imaginação e ao diálogo com as piolhas para simplificar.

Dentro das lancheiras, vão um cantil com água, guardanapos, um saco de congelação com os alimentos para o lanche da manhã e outro para o lanche da tarde. Preferi colocar as coisas em sacos (antes de eu arranjar uns todos xpto e bonitos, os de congelação servem prefeitamente) para ficar tudo separado e, cada saco, tem a identificação "lanche da manhã"/"lanche da tarde" e o respetivo símbolo em PEC. Optei por colocar também a legenda, visto que já sabem ler algumas palavras mas o símbolo retira dúvidas, em caso de distração. Imprimi numa etiquetadora (etiquetas autocolantes de 62mmx29mm) e colei no saco.

 

 

 

 Podem ser imprimidas e recortadas e utilizadas.

 

Os lanches incluem comida saudável (pão, fruta, leite, iogurtes/queijinhos, etc) ou bolos caseiros (ontem fiz waffles de coco) e, claro, água. 

 

Hoje é, então, dia de novas experiências, novas amizades, novos espaços físicos, novas rotinas, novas formas de estar, novas aprendizagens, novas brincadeiras, novas regras, novas emoções, novas formas de lidar com o que sentem - independentemente da reação. 

Para a mãe, é um dia demasiado silencioso :) 

publicado às 10:14

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana Ferreiro a 02.09.2013 às 10:53

Eu lembro-me do meu estado de ansiedade quando o Gui entrou para o 1º ciclo! Não que já não seja normal em mim! Depois de 4 anos na "segurança" do infantário onde ainda hoje é querido por todos, doia-me a alma de o pensar numa escola onde não conhecia ninguém, não tinha um colega de referência!... adaptou-se bem, não ao ritmo de escola, mas gostava de ir para a "escola azul" como ele chamava quando ainda não sabia o nome da escola...continua complicado e este ano volto a ter o mesmo receio pois não sei quais os professores que vão ficar com ele... não sei como ele vai reagir à falta dos professores que ele gosta...
Imagino a tua ansiedade com duas a iniciar este percurso...mas elas adaptam-se, vais ver!...
:) beijinhos
Imagem de perfil

De t2para4 a 04.09.2013 às 15:12

Ainda fico um pouco ansiosa, confesso. Sei que estão ainda em segurança pois o ATL faz lembrar um pouco o infantário mas em ponto gigante. Além disso, há lá imensas crianças com NEE bem graves e vejo bem o carinho com que elas e as outras crianças são tratadas. Dúvidas? Nenhumas. Ali estão bem.
A ideia é ir ambientando as piolhas ao espaço e aos horários. Para já, tirando um acesso de saudades e uma crítica por as ter ido buscar mais tarde que o habitual, as piolhas estão a gostar e a adaptar-se bem.
Esperemos, agora, que tu e eu tenhamos as nossas vidas calmas com os professores que lhes calharem...


Beijocas
Imagem de perfil

De t2para4 a 04.09.2013 às 16:05

Que boas notícias!! Menos preocupações!! 
Nós ainda não sabemos pois a distribuição de serviço ainda não foi feita e haverá algumas alterações... Aguardo e rezo para que as piolhas fiquem bem entregues.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens