Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Really? Mais um estereótipo?

por t2para4, em 13.09.13

Estão a ver a nova novela brasileira da Sic, "Amor à Vida"? Pois, ontem também vi. E vi, pela primeira vez, que havia por lá, no meio da trama secundária, um casal com uma filha autista adolescente. Os seus comportamentos estão tão estereotipados (que não estão relacionados com estereotipia, sim?) que até a minha avó sabe que é autismo. Tão típico. Até me deu vómitos.

Acho que não há um único filme ou novela ou afins que não tenha o típico balançar, a intolerância ao toque, o sentimento de deficiência mental grave. Isto é quase tão estúpido e básico como ter uma personagem que tem uma quebra de tensão e, pumba!, está grávida. 

Ó pá, isto até parece que é a gozar com quem convive com o autismo todos os dias. E mostrar o outro lado? E ter personagens com outras características - aquelas que quase toda a gente desconhece, como o não fazer contacto ocular, as birras, a hiper/hipo estimulação sensorial, a incapacidade de frequentar diversos locais, entre muitas outras - e evitar aquilo que TODA a gente pensa que é o autismo - uma criança a baloiçar-se? Eu sei que estes também são sintomas mas não são os únicos! Se calhar, já alargávamos mais o leque, não?

 

E sim, estou azeda. O meu discurso mostra-o. Motivos? Bem, assim de repente, alguns:

- piolhas a retomar medicação diária de manhã e ao final do dia

- piolhas a lidar com mudanças tão bruscas que lhes dá para andarem elétricas e já me começa a faltar a pedalada para as acompanhar e só querem mexer em água. Não tarda ganham-me guelras em todo o lado.

- enquanto o CRI não avançar como deve ser e as coisas não estabilizarem, partindo do princípio que haverão técnicos suficientes para tanta necessidade este ano no nosso agrupamento e as piolhas estarem abrangidas, adivinhem quem faz as vezes de terapeuta? Pois é: me, myself and I. E estudo e leio e coloco aplicações no tablet para trabalharmos e tento seguir o esquema do nosso querido terapeuta J. Mas soa-me a desenrascanço tuga. Porcaria de país.

- quero trabalhar, ter um emprego (e já tentei com e sem licenciatura, dentro e fora da área de formação, com e sem foto no cv, com e sem carta de motivação, loura e morena) mas sou demasiado velha (com 33 anos que ainda só farei no próximo mês) ou demasiado nova... Decidam-se e avisem-me, tá? Já agora, um pouquinho mais de respeito também se agradecia. Se calhar em vez de uma merda de um exame de admissão para professores com 10 ou 20 anos de serviço, que tal um de vocação? Se calhar, valia mais. Para todos. Vai lá fazer o exame também ó Crato! Eu também fiz muitos exames para chegar onde cheguei. Palhaço. 

- aproximam-se a repetições de ecografias mamárias e mamografias. E voltou a dor fininha, sinal de ansiedade.

- queria dar sangue mas não posso: tensão muito baixa e antidepressivos.

- queria largar os antidepressivos até dezembro mas estou a ver isto muito negro e não será para já...

 

publicado às 21:22

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Mae a 15.09.2013 às 15:19


Olá!
Concordo contigo. É por essas e por outras que o meu filho aos olhos dos familiares da parte do pai não tem nada... nunca teve! Só compreenderiam se ele estivesse num canto a abanar-se! A última estupidez do pai foi que "tinha andado a pensar e o facto do filho ser assim mais fechado era porque nós nos davamos mal enquanto casal, porque agora está bastante melhor"!!! Ora vê: nem ele é "fechado", ele está é mais crescido e não retardado! e nem nós nos dávamos mal, simplesmente ele não compreendia, nem se interessava!
Também fomos afectados pela crise na terapia com redução de horas e no desemprego e já tenho 39! ás vezes acho que ñunca mais vou conseguir trabalhar!
Bjs
Imagem de perfil

De t2para4 a 30.09.2013 às 21:27

Ai eu fico perdida quando me dizem os chavões do costume:
- ai mas elas sao tão lindas
- elas parecem tão normais
- isso são coisas da tua cabeça
- elas não têm nada porque o filho do XYZ também é assim...
Sound familiar?
É muito triste passarmos pelo que passamos pois conseguimos conjugar trabalho com vida familiar e com as necessidades dos nossos filhos. Pena que mais ninguém veja isso...
Coragem.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens