Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ensinar é evoluir

por t2para4, em 17.03.21

Quando se sentir vontade de criticar o ato de ensinar - e não me refiro apenas e somente às escolas - lembremo-nos unicamente disto. Porque foi isso que nos permitiu evoluir.


"Pode levar até oito ou nove anos um jovem chimpanzé aprender a partir uma noz. Ao ensinar, os humanos diminuíram esse tempo de aprendizagem. Esse é o passo que nos impulsionou para o ser humano." - Dr George Leader in Expedition Unknown S06E08.


Aprender e ensinar são um círculo, um circuito, um anel que se complementa. Uma criança aprende muito por imitação, por observação mas aprende muito ao ser ensinada, mesmo numa aprendizagem disfarçada de brincadeira. E com esse aprendizagem vem um ensinamento. Ensina-se e aprende-se. E aprende-se a ensinar. É algo inerente, constante. É nosso. É humano. É fundamental.
Por isso, não posso aceitar que se desvalorize o que se ensina a uma criança com necessidades específicas, só porque já sabe. Sabe porque aprendeu. Aprendeu porque ensinaram. Ensinaram porque aprenderam.
Todos os dias me orgulho do que as piolhas aprenderam e me ensinaram. Todos os dias ensino e aprendo algo.
Isto é grande.
Isto é um feito incrível.
Isto merece ser destacado. Jamais desvalorizado.

 

 

-------------- Estamos também no Facebook e no Instagram ------------

publicado às 18:07

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens