Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Tenho estado rodeada de doutores e nunca usufruí dos seus conhecimentos. Eu sei, ingrata que sou. Todos estes licenciados, na tão prestigiada Universidade da Vida, na qual só entramos se tivermos uma média de palpites altíssima e um atestado igual aos de condução renovados aos 80 anos, são até uns bons-samaritanos: nunca lhes falta diagnóstico, receituário ou até uma 2ª opinião. A verdade é que eu sou mesmo uma mal-agradecida.
Desconstruamos.
Educação
- O teu primo é sempre tratado por “senhor doutor” na escola onde está a dar aulas. Tu, nem percebo que professora és, que não tens paciência nenhuma e só falas alto e coitados dos teus alunos. Fosses como ele e o mundo seria muito melhor.
- O que dás às miúdas para terem tão boas notas e serem tão educadas? Qual é o medicamento porque alguma coisa tens de lhes dar.
- não há bullying, isso são tudo mal-entendidos.
- As miúdas são autistas porque vocês as colocaram numa creche quando nós é que as estávamos a educar.
A realidade: ele só deu um ano de aulas (e fez muito bem), eu dou aulas há 20 anos, continuo a falar alto (fruto de uma educação serrana e da profissão) e continuo a não ter paciência nenhuma. No entanto, deve haver poucos que se preocupem com os alunos como eu, mas isso não se vê e se não se vê, já sabemos que não existe.
Não dou medicamentos às miúdas, o médico dá quando ele acha necessário e o que acha necessário. Não há medicamentos que tornem as pessoas mais inteligentes ou mais educadas. Lamento a desilusão. Mas quando houver eu aviso e tornar-me-ei acionista dessa farmacêutica.
Houve bullying sim, não houve mal-entendidos nenhuns, mas sabemos como o sistema funciona. “Bem prega Frei Tomás…”
Não, as miúdas são autistas porque a genética é fodid@, não tem a ver com a educação distorcida dos avós.
Medicina e especialidades
Pediatria
- As meninas são tão lindas, elas falam mais tarde, cada criança tem o seu ritmo.
- Elas são muito agitadas porque são crianças, todas são assim.
- Elas falam inglês porque tu as pões a ver televisão em inglês.
- A minha filha também não gosta de ervilhas e não é nada como tu dizes, está tudo normal.
- Isso são tudo coisas da tua cabeça, qual é o mal de não falarem nada aos 3 anos e usarem fralda até aos 5?
- Tu é que as pões doentes.
A realidade: diagnóstico de perturbação do espectro do autismo na primeira consulta de desenvolvimento, confirmado desde então, agosto de 2010 até janeiro de 2023. Autistas não verbais, altamente desreguladas e desfasamento de comportamento, questões sensoriais e tudo a que temos direito, pois claro.
Neurodesenvolvimento:
- As meninas não têm nada, lá estás tua a exagerar.
- Elas são tão bonitas. E até têm boas notas sem medicação.
A realidade: mantém-se o tal diagnóstico de perturbação do espectro do autismo da primeira consulta de desenvolvimento, confirmado desde então, agosto de 2010 até janeiro de 2023.
Dermatologia:
- Ela lá arranca cabelo, lá estás tu com as tuas coisas! Isso passa! Vai cortando que isso passa.
- As meninas não têm piolhos!!! Tu é que andas doida!
A realidade: tricotomia e uma estereotipia autista.
Sim, as meninas apanharam uma carrada de piolhos tal que andei semanas a asfixiar peluches em sacos de lixo, a lavar legos na máquina da loiça, a passar os colchões e sofás a ferro de vapor e a lavar carpetes de joelhos. Portanto, sim, os piolhos existem e qualquer criança pode apanhar, em especial, se partilharem almofadas e mantas e tapetes como elas o faziam na escola.
Oftalmologia
- Tem lá miopia num só olho! Tu dizes cá cada coisa.
- As consultas de revisão são geralmente daí a 12 ou 14 meses. Vê se te acalmas.
- como é que uma gémea tem miopia e a outra não?
A realidade: -3,5 no olho esquerdo. Apenas. E já mudou de lentes 3 vezes. Em pouco mais de ano e meio. Vá, minto: descobrimos no mês passado que também tem agora (AGORA) -0,5 no olho direito.
Os gémeos, mesmo os monozigóticos, podem e terão sempre algumas diferenças pois apesar da partilha idêntica e ADN é isso mesmo – idêntico e não 100% igual.
Ortopedia
- As meninas estão tão crescidas, vão ser mais altas que tu. Mas porque estás a dizer que não? Que raio de mania que tu tens, sempre a pôr defeitos nas miúdas!
- Elas serão altas sim porque tu és alta.
- Tem a coluna torta por causa das mochilas que carregavam, contigo também foi assim.
A realidade: ossificação da ilíaca completa com sinal de Rissler bem visível significa que a componente ósseo-esquelética já está toda formada e a probabilidade de se crescer mais será muito reduzida.
A altura de um indivíduo varia de muitos fatores e pode não ser herdada via linha materna.
A escoliose aqui é idiopática, ou seja, sem causa e muito característica nos adolescentes, não tem nada a ver com mochilas, até porque a gémeas monozigótica carregava bem mais peso e não tem escoliose severa.
Psicologia
- mas por que raio têm elas psicologia? Andam doentes? Deprimidas?
A realidade: são autistas, faz parte dos apoios técnicos a usufruir e muitas das sessões serviram de preparação para a etapa escolar seguinte.
Planeamento familiar
- Ficava-te agora tão bem mais um filho.
- E por que não? A filha da vizinha da prima da sogra da tia também foi mãe de novo aos 47!
- Como é que tu sabes que viriam mais 2? Ou autistas? Lá estás tu!
A realidade: não. Não quero. Não quero. Quero ser egoísta e ir para os copos com as amigas, poder dormir toda a noite e/ou toda a tarde, não gastar dinheiro em fraldas e leites, aproveitar as minhas mamocas que estão todas giras, sair sem carregar ovos.
As estatísticas são-nos muito estranhas… A probabilidade de voltar a ter gémeos é maior do que eu ganhar uma raspadinha. Dizem que há hereditariedade e genética. Logo……
Enfermagem:
- Essa testa vai precisar de pontos, mania das modernices desses autocolantes.
- 38º não é febre. A febre combate as infeções.
A realidade: a testa, aliás, as testas de ambas, não precisaram de pontos e sim, numa delas, foi até ao osso. 38º é febre sim e uma delas vai dos 37,2º aos 39 em questão de minutos, portanto, creio que uma pequena ajuda medicamentosa não é de descurar.
Economia e Finanças
- As meninas com essa idade já mexem num computador?
- Vais-lhes dar um telemóvel?
- Este dinheiro é só para quando elas tiverem 18 anos.
- Vocês são uns ingratos! Pagam-vos o apartamento e ainda são como são.
A realidade: sim, mexeram num computador assim que se aperceberam que tinham dedos que se mexiam e olhos que se moviam. Sim, também tiveram um telemóvel no último ano do 1º ciclo (de teclas e a partilhar) e depois um iPhone 4, porque, olhem, é a loucura e o status.
Aos 18 anos já não precisamos de fazer terapia da fala, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, coletes corretivos, logo, se é para ajudar é quando precisam e não quando já não precisam destes apoios. Calma, que não lhes faltará dinheiro para a carta de condução nem propinas e carro já têm porque, olhem, é a loucura e o status.
Se eu tivesse quem me pagasse a casa, garantidamente, não vivia num T2. Ga-ran-ti-da-men-te.
Que posso mais dizer? A partir deste momento, burra e ignorante que sou – não esquecer o ingrata e mal-agradecida, só os doutorados à minha volta é que sabem, não é assim? Portanto, smile and wave, boys, smile and wave.
-------------- Estamos também no Facebooke no Instagram -----------