Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Há anos que andava para ler esta obra, "O Triunfo dos Porcos" de George Orwell.

A maioria das pessoas já ouviu falar disto e até já abordei o assunto com as filhas. É a metáfora para a organização social depois de uma espécie de golpe de estado dos animais contra os seus donos humanos abusadores. Ao longo da obra, vamos vendo que, gradualmente, quase sem se dar por isso, os animais - teoricamente livres mas sem capacidade de instrução por incapacidade ou por vontade própria - não se apercebem que as coisas, afinal, não mudaram... "valentia não basta (...) lealdade e obediência são mais importantes". Foram capazes de combater o opressor mas, na realidade, trocaram um por outro... E quanto menos instruídos, mais moldáveis, mais manipuláveis, mais fáceis de comandar, mais na linha, mais ordeiros. Não há lugar para contestação sob pena de morte. Os mandamentos mudam ao sabor das vontades dos animais superiores, os porcos. E, nós leitores, de repente, apercebemo-nos que isto já aconteceu na História, quando se engana o semelhante com a máxima "o trabalho liberta" (sim, alusão direta aos campos de concentração nazi).

É assustador ver como a sociedade pode ser tão fácil de subjugar... E como o que temos pode ser tão frágil... Atente-se na personagem do burro que é calado e reservado e resmungão mas observador e ciente da realidade. A realidade que apenas mudou de personagens mas não de comportamentos. E lê, na parede, afinal, o único mandamento da quinta, enquanto os porcos se transformam em humanos e os humanos em porcos, até se deixar de perceber a diferença: "Todos os animais são iguais. Mas alguns são mais iguais que outros".

Eu acho que esta deveria ser uma obra obrigatória a estudar na escola. Bem mais útil e interessante que algumas que fazem parte do plano de leitura.

 

1.jpg

 

 

-------------- Estamos também no Facebook e no Instagram -------------

publicado às 13:30

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


4 comentários

Imagem de perfil

De m-M a 17.02.2021 às 10:08

Este é o "Clássico" que quero encontrar este ano em 2ª mão.
Já lhe devo anos de vontade de ler.
Já leste o 1984? É fantástico também!
Imagem de perfil

De t2para4 a 17.02.2021 às 13:07

Comprei-o por 6, 75 eutos, com dois prefácios originais, na Wook. Achei super barato.
Estou a ler "1984" agora. É inquietante. Mas depois escrevo sobre isso ;)
Imagem de perfil

De m-M a 17.02.2021 às 13:16

Eu já li o 1984 5 vezes, em 17 anos.
Fica um livro para a vida.


Vou pesquisar melhor os preços então, e ficarei à espera da tua review. :)
Imagem de perfil

De t2para4 a 18.02.2021 às 09:39

Havia uma série de livros com descontos em várias plataformas Wook, Leya e Fnac. O mesmo preço em todas, variava só os portes.
Ainda vou demorar um bocadito a acabar de ler... com aulas e preparação de materiais, não consigo ler tanto como desejaria.
Boas leituras!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens