Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não é vergonha pedir ajuda

por t2para4, em 27.08.21

Começa com uma imaginação demasiado fértil e até sombria. Segue-se um bater de coração diferente, mais audível e palpitante. A tensão arterial parece cair e até custa respirar. E a cabeça não pára e vai tecendo cenários. As mãos tremem.
Tudo é um esforço hercúleo e é preciso aproveitar muito bem os momentos de energia e de vontade. Tudo se faz, as obrigações cumprem-se, as tarefas realizam-se. Mas tudo custa imenso e causa um cansaço imenso.


É preciso ajuda. É neste momento em que não funciona o individual e é preciso uma ajuda extra, seja ela química, clínica, terapêutica, médica. É temporário, é até voltar a sentir o "eu" perdido algures no meio de tudo isto, de toda a vida em redor.
Não é vergonha nenhuma assumir que se precisa de ajuda, não é vergonha nenhuma assumir que há fases difíceis, não é vergonha nenhuma assumir que não precisamos de lutar sempre sozinhos, não é vergonha nenhuma sentirmo-nos mal, não é vergonha nenhuma perceber que Séneca tem razão, não é vergonha nenhuma pedir ajuda.


"No man is a island" parece fazer algum sentido agora. E, como tal, é fundamental recorrer ao que há fora da ilha que pode ajudar. Porque o auto-cuidado, o cuidar de si mesmo é fundamental, é crucial e deveria ser valorizado.

 

239791235_243343507793549_450170211105516626_n.jpg

 

-------------- Estamos também no Facebook e no Instagram ------------

publicado às 12:12

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


9 comentários

Imagem de perfil

De Ana a Abelha a 27.08.2021 às 12:21

beijinhos enormes 
Imagem de perfil

De t2para4 a 31.08.2021 às 16:43

Obrigada.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 31.08.2021 às 09:00

Tão verdade.
Imagem de perfil

De Tri a 31.08.2021 às 14:42


Não só não é vergonha, como é cada vez mais importante termos essa consciência e pedirmos ajuda.

E depois destes 2 anos, não sei quem não precisa....


Ainda assim, concordo em absoluto com Séneca, muitas vezes sofremos muito mais em imaginação...e por antecipação...
Um bom dia.
Imagem de perfil

De t2para4 a 31.08.2021 às 16:43

A ansiedade e o que povoa a cabeça são coisas que pesam. E eu estava a precisar de pedir ajuda nesse sentido. Não sei se a pandemia veio trazer algo ou se são já coisas minhas mas precisei e não hesitei em pedir ajuda.
Acho que devíamos todos valorizar bem mais a saúde mental.
Imagem de perfil

De Maria Castanha a 31.08.2021 às 19:20

Se não houvesse vergonha em admitir que se precisa de ajuda, não haveria muita gente a bater com a cabeça nas paredes e a massacrar a vida dos outros. Há que admitir e fazermos algo para nos salvarmos. Ter Vergonha é um disparate. Depois desta pandemia, quem não precisa? Desejo rápidas melhoras 
Imagem de perfil

De t2para4 a 01.09.2021 às 16:44

Obrigada. Concordo com as suas palavras. A saúde mental e o auto-cuidado ainda são tabus, o que não faz sentido nenhum, nos dias que correm...
Sem imagem de perfil

De s o s a 05.09.2021 às 01:14

claro sim.
Mas se bem entendo do geral, nunca se sabe se é mesmo necessario pedir ajuda, se a coisa nao volta ao sitio por si mesmo. 


PS: e nao peço ajuda, mas bem que preciso, pois li o post e nao compreendi a parte final. 
Imagem de perfil

De t2para4 a 06.09.2021 às 18:00

Quando não conseguimos ir lá sozinhos, pedimos ajuda, é o melhor. É o que quero dizer no final. Não somos uma ilha, não temos de estar isolados, não há mal nenhum em pedir ajuda a terceiros, sejam eles médicos, amigos ou família, desde que nos ajude a melhorar. Nada de errado em pedir ajuda.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens