Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quero e não quero

por t2para4, em 31.05.15

Quero:

- pegar no carro, com as piolhas lá dentro, sem pensar em mais nada e conduzir sem destino, até se acabar o combustivel, haja ou nao haja reserva (o depósito está cheio e tem uma capacidade de cerca de 80 litros...)

- que estas míseras semaninhas que faltam para terminar o ano letivo passem a voar de forma supersónica (velocidade da luz está ótimo)

- ter (direito) a férias, algo que não sei o que é, desde que engravidei, portanto, há mais de 8 anos.

- poder dar a conhecer às minhas filhas os locais fantásticos que o nosso país (e arredores) tem, pôr-lhes uma máquina fotográfica nas mãos e deixá-las ver a beleza do que nos rodeia

- afastar-me de pessoas, de locais apinhados de gente, de gente per se

- viajar para fora, regressar a Paris (e arredores), aos Açores (e fazer as viagens de barco entre ilhas), a Espanha, ao Luxemburgo, à Bélgica

- ir à Escócia e à Irlanda, saborear aqueles sotaques maravilhosos mesmo sem perceber uma única palavra, perder-me naquelas cores que não existem em mais lado nenhum

- embebedar-me daquela felicidade que só se atinge com um dolce farniente em família

- paz, sossego, respeito pelo nosso espaço pessoal, por nós, pela nossa vida, pelas nossas escolhas (mesmo que, aos olhos dos outros, não façam sentido. No que toca às nossas filhas, qualquer decisão foi/é extremamente ponderada e pensada)

- dormir 24h seguidas, sem nenhuma preocupação ou ansiedade

- rodear-me apenas do que nos faz bem, de quem nos quer bem

- fugir daqui, sem destino

- cheiro a protetor solar e sardas no nariz e picnic na manta azul grossa e limonadas e advertências de "põe o chapéu porque está sol" e pernas cruzadas à chinês no banco do carro, em viagem

- estar num local, num tempo e numa vida, onde questões sociais e competências sociais behaviouristas não sejam "a" prioridade e se possa valorizar também a adpatação e a cognição

 

 

 

Não quero:

- estar aqui pelos santos populares, a (re)lembrar-me constantemente do que não podemos fazer, de onde não podemos ir, do que não podemos ver

- ter que andar constantemente a encontrar alternativas para poder vivenciar o mesmo que outros:andar de carrocel durante a tarde e não à noite; ouvir e ver fogo de artifício da janela do quarto a mais de 10 km de distância do local onde ele é perfeito; comer farturas frias porque não podemos comprá-las na hora

- ter que me preocupar com finanças e impostos e compras e salários e trabalho

- passar mais um verão a fingir que estou de férias

- matar a minha cabeça a pensar no que diabo posso eu fazer, na maioria das vezes sozinha, para que as piolhas sintam que estão de férias e que está a ser fantástico

- ter que me preocupar com o que acontecerá em setembro, quer profissionalmente quer academicamente

- que me digam que estou nervosa e mais magra e que por isso é que as piolhas também andam agitadas (não é essa a causa, trust me)

- gente má e tóxica por perto, com desculpas absurdas para não ir trabalhar - aos fins de semana, apesar de estar de escala - e implicar trocas de turnos que obrigam o marido a ir trabalhar

- que a escola envenene o verão de descanso das piolhas porque ai temos que nos preparar para exames, ai o ano é comprido, ai a matéria é mais séria, ai temos tanto que fazer (mark my words: não quero saber; o objetivo que eu atribuo à escola não é esse.)

- que o autismo continue a querer roubar-me as filhas e, pior que isso, haver a possibilidade de ele conseguir fazê-lo se não trabalharmos todos no mesmo sentido (família, escola, médicos, técnicos... Era tudo tão mais fácil e seguro nos tempos áureos do jardim de infância...)

- sentir-me triste e perdida

- ficar por aqui; preciso de respirar fora daqui, sair daqui, não estar aqui.

 

 

Imagem 452.jpg

 

 

 

 

---------------- Estamos também no Facebook --------------------

publicado às 09:51

Direitos Reservados

Algumas das fotos publicadas neste blog são retiradas da Internet, tendo assim os seus Direitos Reservados. Se o autor de alguma delas discordar da sua publicação, por favor informe que de imediato será retirada. Obrigada. Os artigos, notícias e eventos divulgados neste blog tem carácter meramente informativo. Não existe qualquer pretensão da parte deste blog de fornecer aconselhamento ou orientação médica, diagnóstico ou indicar tratamentos ou metodologias preferenciais.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Dedinho a 09.06.2015 às 20:01

Olá!
Esta época de final de ano letivo é propícia a balanços e questionamentos... Por vezes é difícil vislumbrar respostas, mas elas acabam por aparecer: São-nos dadas pela vida, pelo tempo.
Neste momento, também me sinto responsável pelas escolhas, pelo rumo que o "meu" autista possa seguir no secundário...
Será mais feliz num curso de artes, em que terá muitas dificuldades em ter notas de 10 valores, mas pode desenhar, ou num curso profissional, em que poderá aprender uma profissão, mas tem que relegar os desenhos para segundo plano?
Qual é o meu papel enquanto professora de educação especial?
Imagem de perfil

De t2para4 a 11.06.2015 às 12:05

São escolhas muito difíceis... Por que não um misto dos dois mundos? Se eles - os nossos autistas - já passam a vida entre dois mundos, por que não deveríamos poder conjugar? Eu não sou professora de educação especial, pelo que, nesse aspeto me faltam competências que talvez ajudassem a levar a uma melhor decisão (ou a questionar ainda mais) mas, como mãe, tentaria ver se conseguiria conjugar as duas vertentes.
Estamos mesmo a contar os dias para acabar as aulas... Hoje já não queriam ir à escola e, honestamente, nem eu... Mas ainda faltam 2 dias e as burocracias adjacentes à coisa que é ser-se professor.
Boa sorte e boas escolhas. Seja qual foi a decisão, foi certamente muito ponderada.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor







Parceiros


Visitas


Copyright

É proibida a reprodução parcial/total de textos deste blog, sem a indicação expressa da autoria e proveniência. Todas as imagens aqui visualizadas são retiradas da internet, com a excepção das identificadas www.t2para4.com/t2para4. Do mesmo modo, este blog faz por respeitar os direitos de autor, mas em caso de violação dos mesmos agradeço ser notificada.

Translate this page


Mensagens